Maldaner alerta para a negligência em relação a catástrofes



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) levou a Plenário sua preocupação com a falta de planejamento das autoridades brasileiras para enfrentar catástrofes que, resultantes das chuvas ou da seca, vitimam o país todo ano. Ele informou ter dois projetos tramitando na Casa implementando a ação da defesa civil, um deles criando um fundo destinando um terço para providências em âmbito nacional, outro terço para as defesas civis estaduais e outro para todos os municípios do país.

- Quando acontecer o acidente, a catástrofe, o imprevisto, nós teremos alguma coisa de imediato para oferecer. E quando o que existe na defesa municipal não for suficiente, entrará o socorro da defesa civil estadual. Quando ainda isso não for suficiente, entrarão os recursos da defesa civil nacional - explicou.

Sem providências como essa, Casildo Maldaner disse que o Brasil continuará no círculo vicioso consistente na ocorrência da catástrofe, "quando cai a ponte, a igreja, a escola ou falta recurso para puxar água, e encaminha-se o pleito à defesa civil estadual". Ele observou que, nessas ocorrências, a defesa civil estadual encaminha o assunto à defesa civil nacional e, quando o pleito chega a Brasília, constata-se novamente que não há recursos para oferecer o socorro.

É nesse momento, disse o parlamentar, que o governo providencia uma medida provisória, que vai ao exame do Congresso Nacional.

- Nesse meio tempo, leva-se meio ano para se socorrer a população numa catástrofe. Não dá para ficar com a escola caída, sem a pinguela, sem isso, sem aquilo. Por isso, deixo mais uma vez a conclamação de que precisamos nos reunir e fazer com que o Brasil seja mais previdente - disse o senador.

No mesmo discurso, Casildo Maldaner congratulou-se com o senador Vasco Furlan (PPB-SC), por ter apresentado requerimento de homenagem à primeira santa brasileira - madre Paulina do Coração Agonizante, que será canonizada pelo Vaticano. Ele pediu o registro nos Anais da Casa de um texto relatando a história da santa, que viveu no estado de Santa Catarina.



26/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


MALDANER APÓIA USO DO FGTS PARA MORADIAS ATINGIDAS POR CATÁSTROFES

CABRAL LAMENTA NEGLIGÊNCIA EM RELAÇÃO AO INCÊNDIO EM RORAIMA

Solidário aos cariocas, Raimundo Colombo alerta para a burocracia durante as catástrofes

Casildo Maldaner cobra ações efetivas de prevenção contra catástrofes climáticas

Valter Pereira alerta para a necessidade de o Brasil se preparar para catástrofes naturais

MALDANER ALERTA PARA EXPULSÃO DE BRASILEIROS