MALDANER COBRA DE FHC COMPROMISSO COM SOCIAL



"A propaganda oficial está na contramão da nossa realidade", afirmou o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), ao criticar o desempenho do governo Fernando Henrique Cardoso na área social. O senador conclamou o presidente da República a ouvir os segmentos que, "dentro do governo, estão comprometidos com a agenda social, pois apesar de o iogurte e o frango terem resistido às pressões econômicas em defesa do real, devemos ter o cuidado para que a dentadura não venha a dar jocosas gargalhadas com a sua queda".

Na avaliação do senador catarinense, o país está satisfeito em viver sem inflação, mas seu povo está infeliz por "não ter saúde para si e para seus filhos".

- Daí o questionamento: de que adianta uma reserva monetária de R$ 60 bilhões para um povo doente? - acentuou Maldaner, lembrando que seu partido, o PMDB,faz parte da base de sustentação do governo no Congresso, mas não pode "anuir com situações que não condizem não só com o nosso programa e ideal partidário, mas também com o nosso espírito de solidariedade".

Com base em farto noticiário de imprensa, Casildo Maldaner apontou as deficiências governamentais na própria execução de seu orçamento. Na sua opinião, se a análise das aplicações, setor por setor, mostrou que foram cumpridas metas como as do Sistema Único de Saúde, ensino fundamental, educação profissional, energia, reforma agrária, comunicações e turismo, "o mais impressionante do levantamento diz respeitoao que deixou de ser cumprido".

Para o senador, "é inegável que o Estado brasileiro não tem condições de gerir a aplicação dos seus recursos orçamentários". E isso ocorre, segundo frisou, apesar das reiteradas afirmativas do atual governo no sentido de que o Estado brasileiro está inchado, é grande, mastodôntico, "o que é uma inverdade".

05/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lula cobra compromisso com a África em Fórum Social Mundial

Em entrevista Maria da Conceição Tavares cobra compromisso social dos economistas

CNI cobra compromisso fiscal mais rigoroso do governo

Arthur Virgílio cobra compromisso "não cumprido" por Jucá

Renan cobra compromisso do Ministério da Fazenda com agricultores endividados

MOREIRA MENDES COBRA COMPROMISSO INTERNACIONAL DO GOVERNO FEDERAL