Maldaner critica política de juros altos



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) criticou a política de juros altos adotada pelo governo. Segundo ele, esse mecanismo - ao lado do câmbio e do crédito -permitiu que em 2001 apenas os bancos obtivessem êxito, com uma rentabilidade média de 20%, no ano, sobre o patrimônio líquido, constituindo-se na única exceção em um quadro marcado pela desaceleração da economia.

Os ganhos dos bancos, disse o senador, teriam sido assegurados pelos negócios de compra e venda de títulos públicos federais indexados aos juros e pela forte variação cambial registrada no ano. Também contribuíram para esses ganhos, segundo Maldaner, os spreads bancários, a diferença entre o custo de captação e a taxa de empréstimo cobrada, que foi de 35% para pessoas jurídicas e 55% para pessoas físicas.

- Eis para onde vão os recursos das famílias: para engordar os lucros dos bancos. Seria bom perguntar ao governo se não é hora de rever essa situação - protestou o senador.

Juros mais baixos, observou Maldaner, injetariam recursos na produção e favoreceriam o consumo interno. Ele perguntou até quando o governo vai esperar pela boa vontade externa para fortalecer a produção e o mercado nacionais.

Maldaner ressaltou que, na economia, na política e na vida cotidiana, em 2001 o país viveu "muitas incertezas e muitas delas continuarão neste ano e nos próximos". Para ele, a crise energética, por exemplo, embora tenha estourado apenas no ano passado, provém de um longo período em que faltaram investimentos - públicos e privados - no setor.

- Semelhante ao caso da energia é o da infra-estrutura rodoviária, que reclama investimentos pesados nos próximos anos. Nesse ponto é que se torna frágil a posição do país: como investir, se nosso dinheiro é sugado constantemente para pagar o serviço da dívida? - perguntou.



19/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


MALDANER CRITICA DECISÃO DO COPOM DE MANTER JUROS ALTOS

SARNEY ATRIBUI CRISE À POLÍTICA DE JUROS ALTOS

Senadores devem questionar Fraga sobre política dos juros altos

Vanessa Grazziotin diz que política de estabilidade econômica com juros altos é ultrapassada

Roberto Requião critica juros altos e alerta para retrocesso industrial

Ademir Andrade critica política de aumento dos juros