Ricardo Ferraço destaca benefícios da Lei de Responsabilidade Fiscal
O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) registrou em Plenário, nesta quinta-feira (5), os 11 anos da publicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000). De acordo com o senador, a lei mudou a mentalidade na gestão das contas públicas no Brasil e garantiu uma administração mais transparente e equilibrada.
- É a Lei de Responsabilidade Fiscal que tem impedido, ao longo de todos esses anos, que os governantes façam dívidas que não podem ser pagas. É ela que garante a governabilidade de estados e municípios. Porque, se muitos entes federados estão hoje numa situação difícil, sem a Lei de Responsabilidade Fiscal essa situação poderia ser catastrófica - disse.
Dos aprimoramentos introduzidos pela lei na administração pública, Ricardo Ferraço citou o estabelecimento de metas, limites e condições para a gestão de receitas e despesas públicas; a definição de punições e correção de desvios do administrador responsável; o estabelecimento da necessidade de previsão orçamentária; a definição de um limite de gastos com funcionalismo; e a imposição de um teto para a dívida de estados e municípios.
O senador destacou também o fato de a Lei de Responsabilidade Fiscal ter oferecido a segurança necessária para consolidar o fim do processo inflacionário e garantir a estabilidade econômica que o Brasil conquistou a partir da implementação do Plano Real em 1994.
05/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ricardo Ferraço defende medidas para manter solidez da política fiscal brasileira
Ricardo Ferraço destaca lançamento do programa Brasil Carinhoso
Ricardo Ferraço destaca crescimento industrial do Espírito Santo
Nos dez anos da Lei de Responsabilidade Fiscal, Marconi Perillo aponta seus benefícios para a gestão pública
MALDANER DESTACA IMPORTÂNCIA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
QUINTANILHA DESTACA IMPORTÂNCIA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL