MALDANER QUER CONTRATOS PÚBLICOS PARA COMPRA DE IMÓVEIS



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu hoje (dia 10) em plenário emenda de sua autoria ao projeto de lei que cria o Sistema Financeiro Imobiliário, de modo a tornar obrigatório que os contratos imobiliários sejam celebrados através de escritura pública e levados ao registro de imóveis competentes.

Depois de lembrar que o projeto do Executivo tem data anterior à crise da Encol, ele afirmou que os mutuários teriam mais segurança se possuíssem a escritura pública da fração do solo e o devido registro dos futuros imóveis.

- Neste caso, a referida construtora não poderia hipotecar o terreno sem o conhecimento e a anuência dos mutuários, bem como vendê-los em duplicidade -disse.

Para Casildo Maldaner, com o contrato particular permitido atualmente, os mutuários ficam relegados à própria sorte quando ocorre a quebra da empresa. "Quem garantirá o ressarcimento, em caso de prejuízos?", perguntou. "Sabe-se que incorporadores e financeiras nem sempre cumprem as obrigações assumidas e não têm sido novidade a quebra de financiadoras ou o sumiço de incorporadores", acrescentou.

10/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO QUER MAIS SEGURANÇA NOS CONTRATOS DE LOCAÇÃO DE IMÓVEIS

Mesquita Júnior quer evitar abusos em contratos de serviços públicos

Pedro Taques quer esclarecer denúncia sobre venda ilegal de imóveis públicos

LUZIA TOLEDO QUER AGILIZAR COMPRA E ATUALIZAÇÃO DE ACERVOS PÚBLICOS

Paulo Paim quer proibir candidato de receber contribuição de empresa que mantém contratos com órgãos públicos

Comissão vai analisar MP que trata da liquidação de contratos para aquisição de imóveis