Maldaner ressalta benefícios do incentivo ao esporte



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) registrou, nesta quinta-feira (12), a vitória da equipe brasileira de tênis em etapa da Copa Davis, contra a Colômbia, em São José do Rio Preto (SP). A vitória, assinalou, garantiu ao Brasil a possibilidade de disputar, em setembro, contra a Rússia, uma vaga no Grupo Mundial.

- Trata-se da maior e mais longa competição da modalidade, uma verdadeira Copa do Mundo do tênis – disse o senador, registrando o envolvimento de pessoas do seu estado neste evento.

Maldaner cumprimentou os atletas Thomaz Bellucci, João de Souza, Bruno Soares e Marcelo Mello, o capitão João Zwetsch, o chefe da delegação brasileira, Paulo Moriguti, e o presidente da Confederação Brasileira de Tênis, o catarinense Jorge Lacerda da Rosa.

O senador lembrou que o tênis teve seu auge no Brasil com as conquistas de outro catarinense, Gustavo Kuerten, que despertou o interesse dos brasileiros para o esporte. Ele informou que hoje a Confederação Brasileira de Tênis trabalha para consolidar a expansão do esporte dando condições para o crescimento dos atletas no campo profissional, com investimento nas categorias de base, e apresentando o esporte como alternativa de saúde e qualidade de vida para os praticantes amadores.

Como resultado, disse Maldaner, hoje a entidade congrega 25 mil associados, realiza 160 eventos por ano, tem 26 federações estaduais filiadas, quase 5 mil professores cadastrados, registrando aproximadamente dois milhões de praticantes no país. Com relação aos profissionais, o Brasil conta com seis atletas classificados entre os cem melhores do mundo, em simples e duplas. As competições realizadas incluem as categorias masculina, feminina, júnior, sênior e cadeirantes.

Outra área de atuação da confederação que merece destaque, segundo o senador, é a utilização do esporte como ferramenta de transformação social, com investimento no tênis comunitário. Em parceira com os Correios, o projeto já atendeu, em três anos, 2.800 jovens entre seis e 17 anos.

Casildo Maldaner disse que o Brasil dispõe de boas ferramentas de financiamento, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, que permite a pessoas físicas e jurídicas apoiar atividades e projetos esportivos, com possibilidade de deduzir o valor do Imposto de Renda devido.

- Nosso país é um celeiro de atletas. No entanto, em função das dificuldades de patrocínio enfrentadas pela maioria das modalidades, com exceção do futebol, milhares de talentos são desperdiçados por razões exclusivamente financeiras – lamentou o senador.

- A lei de incentivo é um poderoso mecanismo de fomento ao esporte, capaz de gerar uma série de desdobramentos, desde a formação dos jovens, forjada em princípios de saúde, disciplina e reconhecimento do esforço na busca do sucesso, até o desenvolvimento de uma vasta cadeia produtiva, com reflexos positivos em nossa economia - afirmou.



12/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lei de Incentivo ao Esporte

MALDANER RESSALTA IMPORTÂNCIA DA CARTA MUNICIPALISTA

JONAS RESSALTA BENEFÍCIOS CONCEDIDOS A SERINGUEIROS

Lei de incentivo ao esporte é sancionada

Casildo Maldaner ressalta potencial turístico do Brasil

Eunício Oliveira ressalta benefícios do Bolsa Família