Lei de incentivo ao esporte é sancionada



Na manhã de sexta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, em cerimônia no Palácio do Planalto, a lei de incentivo ao esporte. O texto da lei, discutido e aprovado pelo Congresso Nacional no final de novembro deste ano, gerou polêmica porque destina às atividades artísticas e esportivas recursos provenientes das mesmas fontes, previstas na Lei Rouanet, que possibilitou mais recursos para a área cultural. Para os representantes deste setor, essa determinação poderá gerar disputa por doações e, conseqüentemente, perda de recursos para a área cultural. Por isso, Lula já anunciou que editará uma medida provisória (MP) para solucionar a questão.

A lei sancionada permite uma dedução de até 4% do imposto de renda devido das empresas e 6% do imposto de renda das pessoas físicas que fizerem doações a projetos esportivos e paraesportivos. A Lei Rouanet (Lei 8.313/91) destina o mesmo percentual de deduções para investimentos feitos em projetos culturais. Emenda aprovada no Senado manteve os mesmos percentuais de dedução, mas previu que as fontes de recursos para beneficiar a área esportiva não mais fossem as da Lei Rouanet. Pela emenda, para a área esportiva, seriam usados incentivos fiscais voltados para programas de alimentação do trabalhador e renovação tecnológica, previstos em outras leis.

A alteração aprovada pelo Senado, no entanto, não foi acolhida durante a votação do projeto na Câmara dos Deputados, o que fez com que o texto enviado à sanção fosse o da proposta original. A MP que o presidente deverá editar visa a corrigir essa modificação, garantindo recursos específicos para cada uma das duas áreas. Além disso, a nova MP deve criar um teto para incentivo ao esporte fixado em 1% da renúncia fiscal total. Os projetos culturais ficarão com o limite de 4% para investimento.



29/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sancionada política nacional de incentivo ao cultivo do bambu

Lei de Incentivo ao Esporte

Lei de Incentivo ao Esporte apoia judô

Esporte olímpico poderá ter incentivo

CAE VOTA INCENTIVO AO ESPORTE AMADOR

Projetos de incentivo ao esporte são destaque na CE