Maldaner sugere melhores mecanismos de aferição de investimentos e aplicações financeiras



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse nesta quarta-feira (8) que a intranqüilidade em relação à crise financeira internacional afetou a confiança de todos os setores da economia. Na avaliação do senador, o Brasil tem motivos históricos para preocupação e é preciso criar melhores mecanismos de fiscalização e aferição dos investimentos e aplicações financeiras.

- A corda arrebenta sempre no lado mais fraco - alertou.

Apesar de afirmar que o país encontra-se mais bem preparado para superar turbulências internacionais, Maldaner assinalou que as principais ameaças ao desempenho da economia brasileira são a crise financeira, a inflação e a queda nos preços das commodities. O senador também sugeriu que o governo diminua os gastos com a manutenção da máquina pública, como forma de evitar a necessidade de aumentar a taxa básica de juros (Selic).

- É preciso também atitudes de cautela do governo e do Congresso Nacional na análise da proposta orçamentária, com uma avaliação segura sobre quais áreas poderão ser afetadas pela crise internacional, pois não há dúvida de que alguns investimentos públicos deverão sofrer retração. Em crise, é preciso diminuir os gastos - afirmou.



08/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Equipe econômica cria grupo para monitorar aplicações financeiras derivativas

Medidas de restrição ao crédito tornarão mais rentáveis algumas aplicações financeiras

Aprovado projeto que muda tributação de aplicações financeiras, beneficia livros e cria o Reporto

Indústria da construção pede mecanismos melhores para recuperar empresas

SUPLICY SUGERE APERFEIÇOAMENTO DE MECANISMOS DE RENDA MÍNIMA

Sociedade sugere mais mecanismos de avaliação de políticas públicas