Mantega explicará contingenciamento orçamentário no Congresso



O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, concordou em explicar pessoalmente aos deputados e senadores o contingenciamento que o governo anunciou para as verbas do orçamento deste ano. A informação foi passada à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) pelo deputado Gilmar Machado (PT-MG). As explicações do ministro foram solicitadas pelo PFL, partido de oposição, em requerimento apresentado à comissão.

Apesar do anúncio da presença do ministro, a Comissão Mista de Orçamento não conseguiu iniciar nesta quarta-feira (11) a votação do Plano Plurianual (PPA), que lista todos os investimentos do governo federal até o final de 2007. Não houve número mínimo de deputados e senadores para isso e o presidente da comissão, senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), convocou nova reunião para as 10h desta quinta-feira (12).

A tentativa de votação do PPA foi tumultuada, com parlamentares da oposição fazendo críticas ao governo por ter anunciado o contingenciamento orçamentário. O deputado Cláudio Cajado (PFL-BA) sustentou que "alguém mentiu para o Congresso: ou foi o relator do orçamento, deputado Jorge Bittar, ou o ministro do Planejamento. O primeiro disse que tinha garantias do governo de que o orçamento seria cumprido integralmente. O ministro anunciou o contingenciamento". Cajado pediu a presença de Bittar na comissão para explicações.

O petista Gilmar Machado deu sua versão para a constante falta de quórum na Comissão de Orçamento, assim que a reunião foi suspensa.

- O que está em jogo é que a oposição não quer cortes nas emendas coletivas dos parlamentares, alguns pressionados por governadores - disse. As emendas coletivas dos parlamentares ao Orçamento da União geralmente beneficiam projetos de interesse de grandes regiões. O governo anunciou que pretende liberar neste semestre apenas as emendas individuais dos deputados e senadores. Os partidos de oposição temem que só sejam liberadas verbas de parlamentares da base do governo.





11/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Guido Mantega explicará contingenciamento

Ministro explicará contingenciamento ao Congresso logo após o carnaval

Despesas com cultura poderão ficar fora de contingenciamento orçamentário

Mantega explicará no dia 22 as alterações na poupança

Mantega explicará na próxima terça alterações na poupança

Guido Mantega explicará novas regras das cadernetas de poupança no Senado