Mão Santa acusa o governo de corrupção, loteamento de cargos e má administração



O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse nesta quinta-feira (12) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva é "o mais corrupto da história do Brasil". Segundo o parlamentar, além da corrupção, o governo Lula padece de outros males, como o excesso de ministérios; a contratação de filiados ao PT para aparelhar a máquina pública; e a má administração de setores vitais, como a segurança, a saúde e a educação.

Conforme Mão Santa, historicamente o número de ministérios girou em torno de 15. O governo Lula tem 32. Enquanto o presidente dos Estados Unidos, George Bush, pode nomear 3 mil pessoas para cargos comissionados,Lula pode nomear 30 mil. Na França e na Inglaterra, esse número é de 300 e 100 cargos, respectivamente.

No comando de um Estado hipertrofiado, Lula não tem logrado êxito, e o resultado seriam a violência e o mau atendimento à saúde, deacordo com Mão Santa. Ele citou como absurda a tabela de pagamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), queremunera médicos e hospitais com R$ 100 reais por uma parto cesariana.

- A esse preço, o medico só faz por amizade - advertiu o senador, que é médico há 40 anos.

Mão Santa reclamou especificamente do tratamento dispensado pelo governo federal ao seu estado, o Piauí, ao qual Lula teria prometido a conclusão do porto de Luis Correia, no valor de R$ 10 milhões, e uma ferrovia.

- O presidente foi ao Piauí, prometeu a ferrovia e levou os votos, mas não assentou nenhum dormente. Depois voltou para descansar. Aproveitou o banho na Praia do Coqueiro. Mas o Piauí continua sem o seu porto e sem a sua ferrovia - lamentou.

12/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Loteamento de cargos na Infraero gerou apagão aéreo, diz representante dos passageiros

Governo amplia controle sobre acumulação de cargos na administração federal

Governo paulista cria 1.489 cargos para a Secretaria da Administração Penitenciária

Almeida Lima acusa Judiciário de fugir a suas responsabilidades ao não julgar envolvidos em escândalos de corrupção no governo

Simon aponta disputa de cargos no governo e alerta Dilma contra corrupção

Mão Santa acusa governo de ter seqüestrado atletas cubanos