Mão Santa acusa reforma tributária de empobrecer o Nordeste



-Isso não é reforma, é aumento de caixa-, exclamou o senador Mão Santa (PMDB-PI) ao falar da proposta de reforma tributária em exame no Senado. Além de afirmar que a proposta enviada pelo Poder Executivo vai tornar o Nordeste mais pobre, o parlamentar rebateu críticas à guerra fiscal, destacando que a concessão de incentivos fiscais e financeiros desenvolve a economia e gera emprego e renda em regiões mais carentes do país.

Mão Santa também tratou de relacionar nove pontos que considera negativos na reforma. Dentre eles, aparecem a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2007; a cobrança pelos serviços de limpeza urbana e iluminação pública; a progressividade do imposto sobre heranças e a cobrança de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre aeronaves e embarcações. As críticas do senador pelo Piauí também se dirigiram ao aumento de carga tributária que estaria sendo patrocinado pela proposição.

- Se Cristo andasse por aqui e um brasileiro ou brasileira perguntasse a ele se era justo pagar essa carga de imposto, ele diria -não dê a Lula não, que ele tem tirado da família, do velhinho, do aposentado, da viuvinha e do deficiente- - declarou. Hoje, com a carga tributária equivalente a 37% do Produto Interno Bruto (PIB), Mão Santa observou que é ainda maior o -assalto- praticado pelo governo, que obriga os trabalhadores a lhe entregar o correspondente a quatro meses de salário por ano.



03/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias acusa o governo de sabotar processo legislativo e encenar reforma tributária

Mão Santa acusa governo de desmontar serviço público com reforma da Previdência

Mão Santa aponta erros da reforma tributária

Mão Santa alerta para risco de reforma tributária ampliar as desigualdades

Heráclito critica postura de Lula e o acusa de indiferente com o drama das enchentes do Nordeste

Jarbas Vasconcelos acusa governo Lula de paralisar obras de irrigação no Nordeste