Mão Santa ameaça pedir ao STF anulação da sessão que aprovou a TV pública



O senador Mão Santa (PMDB-PI) ameaçou nesta sexta-feira (14) entrar com uma ação judicial junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a sessão do Senado da última terça-feira (11), que se estendeu até às 3h11 de quarta-feira (12) e na qual foi aprovado o projeto de lei de conversão que instituiu a Empresa Brasil de Comunicação, criando a emissora pública TV Brasil.

Ele disse que foi "castrado" ao não poder, a exemplo dos demais senadores, discutir e encaminhar a votação do projeto de lei conversão proveniente da Medida Provisória 398/07 que criou a TV Brasil. É que, durante a sessão, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR), apresentou requerimento, acolhido pelo presidente Garibaldi Alves, permitindo que apenas os líderes partidários falassem.

-Vou procurar o meu autêntico líder, que é o senador Pedro Simon [PMDB-RS], e meus advogados, para saber sobre a viabilidade da ação judicial junto ao STF - acrescentou Mão Santa.

Ao fazer essa declaração, o senador pelo Piauí criticou a postura de Romero Jucá - "que não tem virtudes para ser meu líder", disse - e do próprio presidente do Senado, que na sua avaliação "fraquejou" ao não permitir que os senadores se manifestassem durante a votação da medida provisória (MP).

Para Mão Santa, a sessão da última terça-feira "foi a reunião mais feia e vergonhosa" das que participou durante toda a sua vida parlamentar. O senador afirmou que além do cerceamento do uso da palavra, presenciou durante os trabalhos o presidente do Senado render-se ao que chamou de uma "filigrana regimental" imposta pelo líder Romero Jucá.



14/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Lopes quer anulação de sessão que aprovou urgência para vetos dos royalties

Alvaro Dias solicita anulação da votação que aprovou vetos do presidente da República

Almeida Lima vai ao STF pedir anulação de decisão da CCJ

OAB vai pedir anulação do Enem 2010 por vazamento de informações sobre redação

Arthur Virgílio pede anulação de sessão que discutiu PEC da CPMF

Pauta do Congresso tem LDO, vetos e anulação da sessão que afastou Jango da Presidência