Mão Santa conclama aposentados a lutar por seus direitos
O senador Mão Santa (PMDB-PI) conclamou nesta sexta-feira (14) os aposentados a lutar por seus direitos na reforma da Previdência Social. Ele elogiou a postura -honrada- e a coragem do senador Paulo Paim (PT-RS), que, contrariando determinações de seu partido, defendeu alterações na proposta de emenda à Constituição que altera o regime previdenciário dos servidores públicos.
- Aposentados, uni-vos! É para lutar mesmo! É para desmascarar os covardes e os traidores! Rui Barbosa já dizia: -quem não luta pelo seu direito não merece viver-. Olhai a coragem de Paulo Paim. Deus me deu a luz, o sinal para dizer a verdade. Não deixai assaltar o vosso lar, vossa mulher, vossos filhos, vossos netos - declarou Mão Santa.
Ele narrou que, em 1988, quando era prefeito de Parnaíba (PI), promoveu a paridade das aposentadorias de funcionários da prefeitura que, 20 anos antes, não haviam sido incluídos quando no regime do atual Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele informou que, -de chofre-, elevou a um salário mínimo os benefícios de 12 aposentados e 20 pensionistas, que ganhavam o equivalente a -uma cerveja e uma Coca-Cola-.
Segundo Mão Santa, a gratidão dos aposentados lhe ensinou a tratar os mais velhos com respeito e dignidade. Em nome do ex-deputado Ulysses Guimarães, o senador convidou Paim a substituir o líder do PMDB e ouvir a voz rouca das ruas. -Nenhum de nós nesse plenário ou nos 180 anos do Congresso excede a Ulysses-, disse Mão Santa, anunciando a presença em plenário de Osvaldo Dante, secretário particular e -melhor amigo- de Ulysses.
Na presidência da sessão, Paim se disse emocionado com a comparação feita por Mão Santa, que considerou -muito generosa-.
14/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rosalba conclama mulheres a não desistirem de lutar por seus direitos
Mão Santa convoca peemedebistas a lutar em favor dos aposentados e dos pobres
Mão Santa conclama senadores a derrubarem veto presidencial ao aumento dos aposentados
Aposentados e pensionistas poderão contribuir para entidades de defesa de seus direitos
José Nery pede que aposentados fiquem atentos a quem defende seus direitos
EMILIA CONCLAMA TRABALHADORES A LUTAR POR MUDANÇAS NO MODELO ECONÔMICO