Mão Santa critica Lula por pedir aos adversários que deixem para fazer oposição só em 2010



O senador Mão Santa (PMDB-PI) criticou em Plenário, nesta quinta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por haver declarado em reunião com governadores que somente deseja oposição ao seu governo em 2010. Citando exemplo de Rui Barbosa, que, conforme afirmou, passou grande parte de sua vida política na oposição, Mão Santa aconselhou Lula a valorizar os partidos oposicionistas uma vez que estariam mais capacitados a apontar as falhas e erros do governo do que os aliados.

- Nossas palavras são para lembrar ao presidente Lula que ele está equivocado. Rui Barbosa, em seu longo mandato de 32 anos, acho que quase 70% ou 80% dele foi oposicionista. Foi benfazeja a oposição de Ulysses [Guimarães], de Mário Covas, de Tancredo [Neves], de Teotônio [Vilela] e de Ramez Tebet, do nosso PMDB - disse.

Em seu discurso, Mão Santa chamou atenção ainda para a falta de segurança nas grandescidades brasileiras e para a má qualidade da saúde pública e do sistema educacional brasileiros. Comentando outra frase dita pelo presidente Lula de que a "saúde está à beira da perfeição" no país, o parlamentar disse que muitas mulheres estão precisando marcar exames de mamografia para 2007. Ele mencionou também, o fechamento de 255 hospitais no país.

Com relação ao problema da educação, Mão Santa lamentou que 37% dos jovens brasileiros não tenham ainda conseguido completar o ensino fundamental.

Em aparte, Heráclito Fortes (PFL-PI) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Mão Santa.



23/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa critica Lula e diz que oposição foi brava

Mão Santa diz que Lula deveria pedir desculpas a jovem presa no Pará

Mão Santa: Alvaro Dias contribui com a democracia ao pedir indiciamento de Lula

Mão Santa acusa governo Lula de fazer propaganda enganosa

Valadares diz que a pobreza diminuiu no governo Lula e acusa oposição fazer campanha eleitoral no Plenário

Simon volta a pedir afastamento de Sarney e critica intervenção de Lula no Senado