Mão Santa: 'Houve erros, mas o Senado está reformando e punindo'



O senador Mão Santa (PSC-PI), 3º secretário do Senado, afirmou em discurso que a Mesa "tem agido com firmeza" desde que surgiram denúncias sobre desmandos administrativos na instituição. Disse que, "pela primeira vez, o Senado chamou o Ministério Público e a Polícia Federal" para investigar denúncias sobre problemas internos e, nove meses depois da primeira notícia, as medidas adotadas "estão devolvendo a credibilidade do Senado".

- Houve erros, por vícios administrativos e está havendo punição. Não vamos nos vangloriar com a desgraça dos outros, porque não seria cristão. Mas não está faltando firmeza ao Senado. Hoje, essa Casa está moralizada, recuperada, transformada e acreditada - opinou o senador.

Mão Santa lembrou que o plano de reestruturação administrativa do Senado, apresentado aos senadores pelo presidente José Sarney nesta quinta-feira (29), foi preparado pela Fundação Getúlio Vargas com sugestões dos funcionários da Casa. Observou que as medidas previstas reduzem diretorias, cortam gastos e dão mais eficiência ao trabalho dos servidores.

Acrescentou que o Senado tem aumentado seu ritmo de trabalho, votando cada vez mais projetos e discutindo a fundo assuntos de interesse do país. Lembrou que em 1997 o Senado tinha sete comissões permanentes e agora elas são 11. Além disso, foram criadas mais de 30 subcomissões temáticas. Mão Santa informou que o Senado votou em 1997 exatamente 374 matérias e, no ano passado, 1.257. Nos primeiros nove meses deste ano o número de matérias votadas pulou para 1.581.

O senador voltou a criticar "quem defende o unicameralismo", com a extinção do Senado e a prevalência da Câmara dos Deputados. Para ele, com o fim do Senado, "São Paulo, Minas e o Rio de Janeiro" poderiam se unir e "mandar no resto do país", pois os três juntos têm maioria de eleitores. No bicameralismo, disse, cada estado tem três senadores e, por isso, não são aprovadas medidas que prejudiquem os estados menos populosos "e mais pobres".



29/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa: população diz em pesquisa que nunca houve tanta corrupção

Mão Santa aponta erros da reforma tributária

Mão Santa aponta erros no julgamento de Renan

Mão Santa garante que CSS está sendo vista com reservas e não passará no Senado

Mão Santa defende instalação da CPI da Petrobras e diz que Senado está funcionando bem e superando a crise

Mão Santa expressa confiança na nova Mesa do Senado, empossada esta semana