Mão Santa aponta erros no julgamento de Renan



Repetindo como bordão o dito "o melhor caminho é o do meio", o senador Mão Santa (PMDB-PI) apontou erros no processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O parlamentar pelo Piauí afirmou que "o julgamento nasceu torto desde o começo", uma vez que, quando surgiu a denúncia contra Renan, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar sequer estava instalado.

Também criticou a indicação do senador Sibá Machado (PT-AC) para a presidência do conselho. Enfatizou as qualidades de Sibá, "piauiense, filho de vaqueiro, o mais virtuoso desta Casa", mas ressalvou que aquela posição não era adequada para ele.

- Cada macaco no seu galho. Eu, que sou cirurgião, também não seria uma pessoa ideal nesta casa que tem tantos juristas - afirmou, acrescentando que o escalado deveria ser o senador Pedro Simon (PMDB-RS), para ele o senador que tem "mais caminho rodado de virtude e de dignidade".

Outro erro apontado por Mão Santa foi indicar, como relator, o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), de 86 anos.

- Sou fã dele, meu amigo Cafeteira. Mas se [o ministro] Sepúlveda Pertence, o melhor símbolo da justiça que a gente tem por aqui, foi afastado [do Supremo Tribunal Federal] porque fez 70 anos, por que é que foram buscar um de 86 anos? - indagou Mão Santa.

Erro mais grave, na avaliação de Mão Santa, foi instituir, a seguir, uma comissão de três para fazer o relatório.

- Nunca houve na história da humanidade tamanha palhaçada. Até a sabedoria popular diz que um é pouco, dois é bom e três é demais - afirmou.

O pior erro, porém, foi encaminhar à deliberação do Plenário apenas duas opções: ou absolver ou cassar o mandato de Renan.

- Os Parlamentos deviam ter alternativas. Botar para fora ou torná-lo santo? Está errado. Os funcionários públicos, e eu já fui funcionário público, têm uma gama de punições. Por que elas não vieram para cá? - indagou Mão Santa, em pronunciamento de 29 minutos.



17/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa aponta erros da reforma tributária

Demóstenes aponta "jogo de estratégia" entre oposição e governo na votação da CPMF e no julgamento de Renan

Bornhausen aponta erros do governo em ano eleitoral

Hartung aponta erros na política de comércio exterior

RELATÓRIO DE TUMA NÃO APONTA ERROS EM PROCESSO CONTRA ESTEVÃO

GILVAM BORGES APONTA ERROS NO PROJETO DA REFORMA AGRÁRIA