Mão Santa: nunca o Piauí esteve tão desassistido como agora



O senador Mão Santa (PMDB-PI) instou o governo federal a socorrer o Piauí, em estado de calamidade pública em função das chuvas e enchentes. Segundo ele, o estado até está acostumado a sofrer com secas e enchentes, mas nunca esteve tão desassistido e abandonado como está agora.

- Ministros desse governo só vão até o Piauí para fazer propaganda, como foi o caso da comitiva de 40 deles que quiseram visitar Guaribas para acompanhar o presidente Lula e lançar o programa Fome Zero. Para ver calamidade eles não vão, nem mesmo Ciro Gomes, da Integração Nacional, que teria obrigação de socorrer os estados em situação calamitosa - afirmou.

Ele protestou também contra a decisão do Banco do Brasil de suspender o crédito de custeio agrícola para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no Piauí, depois que os gerentes das agências do BB no estado promoveram cadastro e seleção dos agricultores a serem beneficiados com os recursos do programa.

Alegando que os agricultores piauienses estão sendo prejudicados em suas atividades em função da suspensão das operações de custeio do Pronaf, Mão Santa pediu providências do governo federal para liberar as verbas a tempo, para plantio da safra de 2004.

Em aparte, o senador Efraim Morais (PFL-PB) lamentou que o governo federal esteja preocupado somente com a Índia e a reforma ministerial, sem atender com celeridade as populações afetadas pelas enchentes no Nordeste e em outras regiões do país. Também em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) instou a burocracia federal a ter mais sensibilidade em relação às enchentes, parando de "enviar papel para cá e para lá" e tomando providências concretas de atendimento às regiões em estado de calamidade pública.





28/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa: ex-governador do Piauí mente ao anunciar obras 'que nunca existiram'

Antonio Carlos Júnior diz que Bahia nunca esteve tão violenta

AMIR LANDO DIZ QUE SOBERANIA DO BRASIL NUNCA ESTEVE TÃO AMEAÇADA

Para analista política, Lula nunca esteve tão perto do poder

Mão Santa: Amapá, como Piauí, vai cassar os cassadores

Agripino: "Agora, mais que nunca, há necessidade de uma CPI"