Mão Santa pede que vice-presidente aumente salário mínimo



O senador Mão Santa (PMDB-PI) pediu ao vice-presidente José Alencar que aumente, em sua interinidade na Presidência, o valor do salário mínimo, fixado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em R$ 260. Em pronunciamento nesta quinta-feira (20), ele afirmou só haver uma salvação para o país: crescimento e desenvolvimento.

- Cada 1% de crescimento propicia 350 mil empregos - afirmou.

Em vez disso, lamentou, a economia decresce - o Produto Interno Bruto (PIB) diminuiu 0,2% ano passado - e o desemprego aumenta. Somente na cidade de São Paulo há 2,044 milhões de desempregados, disse, citando artigo do jornal Folha de S. Paulo que destaca o aumento do desemprego pelo quarto mês seguido, batendo o recorde histórico de 20,7% da População Economicamente Ativa (PEA).

O senador afirmou ainda que o presidente, que parte nesta sexta-feira (21) para a China, viaja com a consciência intranqüila. Mão Santa defendeu que Lula dê "um aumento compatível com a dignidade" para o salário mínimo antes de viajar e destacou que todos os preços estão subindo: a água, a luz, o telefone e o transporte.

- Sobe até a cachaça, Lula - disse ele da tribuna.



20/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Paim quer que salário mínimo aumente na proporção do PIB

Mão Santa critica viagem do presidente sem ter salário mínimo aprovado pelo Congresso

Mão Santa defende salário mínimo de R$ 270

Mão Santa defende salário mínimo maior

Mão Santa defende salário mínimo maior

Mão Santa: "Até o vice-presidente defende a CPI do Waldomiro"