Mão Santa registra pesquisa que demonstra peso dos impostos sobre orçamento dos cidadãos
O senador Mão Santa (PMDB-PI) registrou em Plenário, nesta quinta-feira (31), dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), de Curitiba (PR), segundo os quais a soma de tributos pagos pelos contribuintes brasileiros representa 40% de toda sua renda anual.
- De cada mil reais recebidos, o contribuinte entrega quatrocentos reais ao governo e cem reais aos bancos - disse o senador, referindo-se ao pagamento de impostos e contribuições ao INSS, PIS, Cofins, ISS, ICMs, ITBI, ITCMB, além de taxas de coleta de lixo, para emissão de documentos e contribuição de iluminação pública. O senador acrescentou à lista do instituto as taxas de administração cobradas pelos bancos e os juros bancários que, na sua opinião, são muito elevados.
De acordo com o senador, somente para o governo e para a "líder do governo", numa referência à líder petista Ideli Salvatti (PT-SC), o Brasil estaria "no melhor dos mundos". O senador comparou discurso da petista com diálogo recente mantido com um empresário amigo, em que este lhe teria confidenciado, de forma irônica, que "a vida fora [do governo] está difícil".
O parlamentar pelo Piauí valeu-se do cientista político italiano Norberto Bobbio para argumentar que o governo Lula é "um fracasso". A citação de Bobbio é a seguinte: "O mínimo que se deve exigir de um governo é segurança: segurança à vida, à liberdade e à propriedade."
Aposentados e pensionistas
Mão Santa, em seu pronunciamento, fez ainda um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que tenha sensibilidade com a situação vivida por aposentados e pensionistas, cujos benefícios têm sido reajustados com índice inferior aos reajustes do salário mínimo. O parlamentar fez, no entanto, uma ressalva ao aumento dado pelo governo ao salário mínimo e reconheceu que houve um ganho significativo, tendo "quase dobrado" nos últimos anos".31/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa registra pesquisa da CNT sobre estado das rodovias brasileiras
Casildo Maldaner aponta peso dos impostos sobre os brasileiros
Empresários entregam a Renan anteprojeto sobre impostos assinado por mais de 1,5 milhão de cidadãos
USP divulga pesquisa sobre comportamento de adultos com excesso de peso
Pesquisa da ONU quer saber a opinião dos cidadãos sobre um futuro melhor
Casildo Maldaner critica peso dos impostos na folha de pagamento