Casildo Maldaner critica peso dos impostos na folha de pagamento



Em discurso no Plenário nesta terça-feira (29), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) manifestou preocupação com os encargos trabalhistas que incorrem sobre a folha de pagamento dos trabalhadores do setor privado. De acordo com o senador, o quadro atual impede o aumento da oferta de trabalho.

Ele reconheceu os avanços ocorridos no Brasil nos últimos anos, lembrando que o índice oficial de desemprego é de 6%. No entanto, o senador pediu uma reestruturação urgente do sistema tributário nacional, em especial em relação aos encargos trabalhistas.

O senador citou pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para mostrar que, para um vínculo de até 12 meses, o custo do empregado é de 2,83 vezes o salário registrado na carteira, por conta de impostos, obrigações acessórias e burocracias da gestão do trabalho.

Na visão do senador, a legislação trabalhista está defasada e torna o custo do trabalhador muito alto para as empresas. Assim, a oferta de vagas diminuiu e o empregador repassa o custo para o consumidor.

- É imperativo reduzir nossa carga tributária e modernizar nossa legislação, colaborando para o incremento da competitividade para o avanço social do país – concluiu.



29/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner aponta peso dos impostos sobre os brasileiros

Casildo Maldaner elogia aprovação de projeto que obriga a discriminar os impostos na nota fiscal

Casildo Maldaner comemora aprovação de projetos que isentam de impostos acessórios para pessoas com deficiência

Casildo Maldaner destaca importância de pagamento do piso salarial para professores

CASILDO MALDANER CRITICA LIBERALISMO COMERCIAL

Casildo Maldaner critica descaso com patrimônio do Ibama