Mão Santa reverencia UnB pelo transcurso dos 45 anos de sua fundação



O senador Mão Santa (PMDB-PI) foi um dos oradores que prestaram homenagem à Universidade de Brasília (UnB) pelo transcurso dos 45 anos da instituição, comemorado em sessão especial nesta quarta-feira (25) no Senado. Mão Santa reverenciou a iniciativa do ex-presidente Juscelino Kubitschek de implantar a UnB no Planalto Central e enalteceu pessoas e professores ligados à memória da universidade, fundada em 21 de abril de 1962.

- Pela excelência da instituição, a criação da UnB, de Darcy Ribeiro, Celso Furtado, Cristovam Buarque e Paes Landim, compensou o atraso universitário ao qual viveu relegado o país nas décadas anteriores. Juscelino quis uma cidade junto à uma universidade para tirar o trauma do atraso universitário no Brasil - assinalou.

Mão Santa também reverenciou os professores universitários em seu discurso. Ele recordou que, no passado, como prefeito de Parnaíba (PI) e médico, recebeu convite para visitar oslaboratórios Merck, na Alemanha, onde conheceu um executivo da empresa, professor Basedow. Segundo o senador, Basedow era reverenciado por onde passava, distinguido com as melhores mesas em restaurantes e conhecido por ser um homem rico.

Questionado por Mão Santa se tal prestígio era decorrente do cargo na Merck, contou o senador, Basedow respondeu que não. "O título mais honroso aqui na Alemanha é o de professor", disse, lembrando que dava duas aulas semanais de química na Universidade de Heidelberg, considerada uma das maiores instituições da Alemanha.



25/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo homenageia jornalistas pelo transcurso de seu dia

MIRANDA HOMENAGEIA AS MULHERES BRASILEIRAS PELO TRANSCURSO DE SEU DIA

Mão Santa celebra os 165 anos de fundação de Parnaíba

Delcidio homenageia Itaipu Binacional pelo transcurso do 30º aniversário da empresa

Tebet reverencia CNBB por 50 anos de atuação

Senado reverencia a memória de Câmara Cascudo, falecido há 25 anos