Mão Santa diz que Lula não aceita a divisão de poder



O senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou nesta terça-feira (15), em Plenário, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "não teve ainda concepção do que é democracia". "A democracia não é só falar ao povo, não é só ganhar as eleições, mas é justamente aceitar a divisão de poder", disse o senador pelo PMDB do Piauí, ao criticar a edição de medidas provisórias e a letargia do Legislativo diante de ações do Executivo.

- O Lula acabou com esse poder. Isso aqui é uma farsa. Não se fazem leis. Vêm umas medidas provisórias que são feitas pelo Poder Executivo. Essa é a verdade. O Congresso era para fazer leis boas, mas fica discutindo se é bonita, se é feia, não sei o quê. É uma confusão doida. O Congresso não é para isso. É tanta medida provisória que se chegou ao ridículo. Vem uma aí para suplementar o Orçamento. Em maio? Isso é o retrato da nossa fraqueza, da nossa debilidade - disse.

Em seu discurso, Mão Santa frisou que a edição de medidas provisórias de complementação ao Orçamento altera as atribuições do Legislativo e reforça a descrença popular que atinge as duas Casas do Congresso.

- Isso é um deboche. Para que isso funciona? Para que a Comissão de Orçamento? Quanto gasto, quanta gente! Isso é ridículo! Essa é a nossa realidade. Nós estamos desfigurados. Outro dia, o senador Pedro Simon apresentou uma pesquisa: só pouco mais de 1% [da população] acredita no Congresso. Aumentamos nosso salário, mas perdemos a nossa vergonha, a nossa dignidade e a nossa função, que é fazer leis boas e justas - afirmou.

15/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa preocupa-se com concentração de poder nas mãos de Lula

Ministério Público aceita "acompanhamento", mas sem poder de veto

Senado debate nesta terça divisão de poder entre Executivo e Congresso quanto a MPs

Marisa não aceita que mulher no poder reproduza práticas históricas dos homens

Poder Legislativo aceita participar da comissão que irá tratar da reforma previdenciária

Mão Santa sugere divisão do estado do Piauí