Marco Maciel alerta para aumento da carga tributária e diz que o Brasil é o vice-campeão mundial em impostos



O senador Marco Maciel (DEM-PE) afirmou que a carga tributária subirá novamente neste ano, devendo passar dos 37% do Produto Interno Bruto (PIB), contra 36,08% no ano passado. Observou que o percentual coloca o Brasil como vice-campeão mundial de impostos, ficando abaixo apenas da Dinamarca - país onde os serviços prestados pelo Estado são de elevada qualidade.

A projeção para o ano foi feita pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o qual informou, nesta semana, que, no primeiro semestre, a carga tributária bateu em 37,27%.

- O brasileiro deve pagar neste ano 1 trilhão de reais em impostos - afirmou o senador.

Marco Maciel lembrou que, na média, os cidadãos do país trabalham quatro meses para pagar impostos e outros quatro meses para bancar, com o próprio salário, serviços que deveriam ser oferecidos pelo Estado, como educação, saúde e segurança.

- Nossa carga tributária é excessiva. Na vizinha Argentina, ela é de 25,7 por cento. Por isso, é necessário retomarmos com urgência o debate sobre a reforma tributária. Temos de extinguir ou minorar os impostos em cascata. Temos de estabelecer regras únicas sobre o ICMS, para evitarmos ou superarmos as guerras fiscais tão prejudiciais ao federalismo - disse o senador.

Marco Maciel acrescentou que a legislação brasileira sobre tributação é tão complexa que uma empresa que opera em todo o país deve cumprir determinações contidas em mais de 55 mil artigos de leis, regulamentos e portarias. Para o senador, além da elevada tributação, o excessivo número de leis afeta seriamente a produtividade das empresas.

O parlamentar pediu a transcrição, nos Anais do Senado, de matérias sobre o assunto publicadas pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, com ostítulos "Carga Tributária de 37,3% do PIB é novo recordo semestral, diz estudo" e "Brasil tem a segunda maior carga tributária sobre salários do mundo", respectivamente.



18/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino alerta para risco de mais aumento da carga tributária

Pinheiros é vice-campeão no Mundial de basquete

Debatedores criticam carga de impostos e atraso de projeto de reforma tributária

Kátia Abreu diz que aumento da carga tributária é impeditivo para a criação da CSS

Estudo sobre modificação na carga tributária impostos será entregue ao presidente da Assembléia

Alckmin explica medidas paulistas para ampliar geração de energia ao vice-presidente Marco Maciel