Marco Maciel comemora 30 anos de criação da Embrapa



O senador Marco Maciel (PFL-PE) pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o aporte de mais recursos para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a fim de que essa instituição, reconhecida inclusive no exterior, possa continuar a desenvolver o que classificou de trabalho profícuo em prol da agricultura, pecuária, meio ambiente e o agronegócio brasileiro.

Maciel fez a solicitação ao registrar, da tribuna, os 30 anos de criação da Embrapa. Para ele, graças a essa empresa o país pode produzir carne bovina de excelente qualidade, desenvolver sementes híbridas de girassol altamente resistentes a doenças, melhorar a produção da soja, expandir a exportação de frango e, entre outras conquistas, conforme informou, ser uma das principais responsáveis pelo superávit de US$ 6,6 bilhões da balança comercial brasileira.

- Sem a Embrapa teria o Médio São Francisco prosperado como pólo dinâmico da fruticultura de exportação, cultivando frutas como melões e uvas que, no passado, só vingavam em climas temperados? - indagou o senador, ao informar que a empresa participa, também, de vasta rede de cooperação internacional, mantendo 275 acordos com nada menos do que 56 países e 155 instituições.

Marco Maciel, que em 1972, como deputado federal, participou da discussão e votação do projeto que instituiu a Embrapa, destacou, ainda, o trabalho que a empresa vem realizando na Amazônia e nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. Segundo ele, a agricultura irrigada vem desenvolvendo o interior do semi-árido nordestino que, observou, agora exporta frutas e abastece o mercado nacional, -facilitando a fixação do homem à terra-.

O presidente da Mesa em exercício, senador Romero Jucá (PMDB-RR), associou-se às homenagens dos 30 anos de criação da Embrapa, afirmando que ela é uma das empresas mais respeitadas do país. Os senadores Edison Lobão (PFL-MA) e Antero Paes de Barros (PSDB-MT) também enalteceram os serviços prestados pela Embrapa ao país.



30/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel comemora 13 anos da Lei de Arbitragem

Marco Maciel comemora os 2.000 anos de nascimento de São Paulo

Marco Maciel comemora os 18 anos da "Constituição Cidadã"

Marco Maciel celebra os 50 anos de criação da Sudene

Marco Maciel comemora 170 anos da Associação Comercial de Pernambuco

Marco Maciel comemora dez anos da Lei de Arbitragem, mas quer avanços