Marco Maciel comemora os 2.000 anos de nascimento de São Paulo



Os 2.000 anos de nascimento de São Paulo foram comemorados nesta quinta-feira (16) pelo senador Marco Maciel (DEM-PE). Ele lembrou que, para homenagear o santo, que teria nascido entre os anos 5 e 10, o papa Bento XVI determinou a celebração do Ano Paulino entre 28 de junho de 2008 e 29 de junho deste ano.

- O objetivo [do Ano Paulino] é chamar a atenção para esse campeão da fé e da evangelização além da Palestina - declarou o parlamentar, citando o padre José Bortolini.

Marco Maciel assinalou que São Paulo é chamado "o Apóstolo" por ter sido o maior anunciador do cristianismo depois de Cristo. O senador lembrou que, enquanto Jesus teria limitado a maior parte de suas pregações ao povo judeu e à região da Palestina, Paulo, por sua vez, "evangelizou continentes" (referindo-se à Ásia e à Europa). Segundo o parlamentar, "de Jesus se diz que pregava nas sinagogas; já Paulo, a certa altura da vida, abandona a sinagoga e funda comunidades cristãs nas casas - as igrejas domésticas".

- Comparando Paulo e Jesus, percebemos como foi decisiva a presença do apóstolo na expansão do evangelho - ressaltou ele.

Marco Maciel também disse que, "entre as grandes figuras do cristianismo nascente, Paulo é de fato a personalidade mais importante que conhecemos e um dos santos mais cultos, de que é exemplo a sua carta aos coríntios". Ele recordou que é atribuída ao santo a autoria de 14 cartas destinadas às igrejas que fundou, como as cartas aos tessalonicenses, aos gálatas e aos já mencionados coríntios.

O senador citou ainda o padre Matos Soares, tradutor da Vulgata (versão em latim da Bíblia feita por São Jerônimo), ao afirmar que "São Paulo é o maior escritor do Novo Testamento, não apenas pela profunda doutrina, mas também pelo número dos seus escritos; ele contribuiu grandemente para criar a terminologia cristã, tendo sido o primeiro a exprimir com palavras profanas e comuns as sublimes verdades do cristianismo".



16/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel comemora 400 do nascimento de Maurício de Nassau

Marco Maciel comemora 13 anos da Lei de Arbitragem

Marco Maciel comemora 30 anos de criação da Embrapa

Marco Maciel comemora os 18 anos da "Constituição Cidadã"

Marco Maciel comemora 170 anos da Associação Comercial de Pernambuco

Marco Maciel comemora dez anos da Lei de Arbitragem, mas quer avanços