Marco Maciel comemora décimo aniversário da Lei de Arbitragem



Ao comemorar o décimo aniversário da Lei nº 9.307/96, que dispõe sobre a arbitragem, o senador Marco Maciel (PFL-PE), autor da proposição, informou que no dia 10 de maio será lançado no Salão Negro do Congresso, às 17 horas, o livro Operação Arbiter - A história da Lei nº 9.307/96 sobre a arbitragem comercial no Brasil. A obra, de autoria do advogado pernambucano Petrônio Muniz, foi editada pelo Instituto Tancredo Neves, órgão de estudos políticos, econômicos e sociais do PFL.

Marco Maciel defendeu a necessidade do sistema de arbitragem brasileiro continuar recebendo o apoio de toda a sociedade. Ele informou que pesquisas apuraram um crescimento gradativo no uso da arbitragem nos últimos anos. Levantamento feito pelo Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima) mostrou que, entre as 79 câmaras arbitrais associadas, no período de 1999 a 2004, o número de procedimentos de arbitragem foi de 19.995.

- A Lei de Arbitragem representa uma instância alternativa à prestação jurisdicional por parte do Estado. É, assim, algo que põe o Brasil dentre as nações mais modernas, por concorrer para reduzir a insegurança jurídica e permitir o recursos à conciliação, à mediação e ao arbitramento - afirmou Marco Maciel.



10/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel comemora 13 anos da Lei de Arbitragem

Marco Maciel comemora avanços da lei de arbitragem judicial

Marco Maciel comemora dez anos da Lei de Arbitragem, mas quer avanços

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS COMEMORA O DÉCIMO ANIVERSÁRIO DO TOCANTINS

Marco Maciel defende consolidação do instituto da arbitragem

Lei da arbitragem faz 10 anos e Renan homenageia Marco Maciel