Marco Maciel quer votar agora reforma política, com fim das coligações



O senador Marco Maciel (PFL-PE) defendeu da tribuna a votação, ainda neste ano, da reforma político-eleitoral, para acabar com as coligações partidárias e instituir, com punições, a fidelidade partidária. Para ele, a reforma irá fortalecer os partidos e eles são importantes para garantir a governabilidade.

- A reforma política pode muito bem ser votada junto com as reformas previdenciária e tributária. A mudança política se fará por lei comum, não mexendo na Constituição. Por isso, acho que elas podem andar juntas. Se não votarmos a reforma política agora, quando será? - perguntou.

O Senado já votou projeto do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), que trata da fidelidade, sem alterar a Constituição. Também já aprovou proposta, do senador José Agripino (PFL-RN), que adota a cláusula de desempenho (chamado pela imprensa de cláusula de barreira), pela qual o partido deve ter um desempenho mínimo nos estados. Os dois projetos encontram-se sob exame dos deputados.

O senador Marco Maciel citou pensadores políticos para sustentar que o sistema eleitoral tende a condicionar os sistemas partidários. Estes, por sua vez, terminam por influenciar a governabilidade. O sistema proporcional, que no Brasil apresenta ao eleitor uma lista aberta de candidatos dos partidos, na opinião do senador pernambucano, acaba levando a uma -fulanização- dos candidatos, o que enfraquece o sistema partidário e, conseqüentemente, compromete a governabilidade.

Em aparte, o senador José Jorge (PFL-PE) observou que os brasileiros -montaram sua democracia, mas não a governabilidade-. Lembrou que existem na Câmara 19 partidos políticos. Já o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) sustentou que o excesso de partidos enfraquece a democracia e leva o Congresso Nacional ao descrédito, inclusive por conta do -troca-troca- de partidos permitido pela infidelidade partidária.



19/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel quer que reforma política avance

Marco Maciel quer reforma política como prioridade do Congresso em 2009

Marco Maciel defende reforma política

Marco Maciel diz que o Brasil precisa de uma reforma política

Vital do Rêgo elogia Sarney e diz que momento de votar reforma política é agora

Marco Maciel defende reforma política que garanta governabilidade