Marco Maciel pede a brasileiros que não anulem seus votos
A poucos dias do primeiro turno das eleições de 2006, marcado para este domingo (1º), o senador Marco Maciel (PFL-PE) fez um apelo aos brasileiros para que compareçam às seções eleitorais e não anulem seu voto. O senador também fez a defesa do voto obrigatório e da cláusula de barreira (percentual mínimo de votos exigido de cada partido para ter representação no Congresso), instrumentos importantes, na sua opinião, para melhorar a governabilidade do país, resgatá-lo da atual crise ética e construir novas instituições.
- Será pelo voto que vamos construir uma verdadeira democracia neste país - afirmou.
Ao fazer uma rápida retrospectiva sobre a história do voto no Brasil, Marco Maciel lembrou que a primeira eleição nacional foi realizada antes mesma da Independência, em 1821. O país também se destaca por ter estendido, ainda na década de 1930, o direito de voto às mulheres. Hoje, salientou, o país conta com 125 milhões dos eleitores, o segundo maior colégio eleitoral do mundo ocidental, atrás apenas dos Estados Unidos.
Além de constituir um exercício cívico para o cidadão, Marco Maciel considera o voto obrigatório importante também para os candidatos, por forçá-los a conhecer de perto a realidade do país.
Em aparte, o senador José Jorge (PFL-PE) invocou a importância do voto obrigatório para a consolidação do regime democrático no país. Em vez de abrir mão, é preciso incentivar esse direito, acrescentou.
27/09/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marco Maciel elogia coletânea bilíngüe de poetas brasileiros
Marco Maciel defende exploração dos recursos oceânicos brasileiros
Marco Maciel registra comemoração do Dia do Advogado e homenageia profissionais brasileiros
Marco Maciel pede recursos da União para BR-232
Marco Maciel pede simplificação e consolidação das leis
Marco Maciel pede investimentos no transporte ferroviário