Marco Maciel pede simplificação e consolidação das leis



O senador Marco Maciel (DEM-PE) fez um apelo em Plenário, nesta terça-feira (19), para que os parlamentares trabalhem no sentido de simplificar o processo de elaboração das leis e para consolidá-las junto à sociedade, de modo que sejam mais conhecidas e efetivamente postas em prática.

- A anomia [a ausência de normas] não é o único perigo das sociedades, o outro é a hiperanomia, o crescimento desordenado de normas e instituições e leis - disse, citando Ralf Dahrendorf, no livro A Lei e a Ordem.

O parlamentar criticou os códigos de leis brasileiros, muitas vezes "abarrotados de textos que mais confundem que esclarecem, espalhando mais incertezas que certezas e diminuindo a confiança nas normas legais, quando elas não são aplicadas". Disse ainda que esse excesso chega a confundir até os próprios juristas. Ele também censurou o que considera um grande número de constituições brasileiras editadas desde a proclamação da República, há 117 anos. Foram oito até hoje.

Maciel elogiou a iniciativa de dar tratamento prioritário à questão, o que vem sendo feito por intermédio de deputados federais - como Cândido Vaccarezza - senadores, membros de outros poderes da República, como o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, e a Assembléia Legislativa de São Paulo, que simplificou uma série de leis, retirando a vigência de alguns dispositivos no estado.

- O Parlamento não é a fábrica que deva recomendar-se pelo número de projetos que elabore ou pela rapidez com que os produza. À vezes a maior virtude de um Parlamento está precisamente no número de projetos que elimina ou depura, que corrige ou substitui, depois de estudo quanto possível minucioso dos assuntos - disse, recorrendo a mais uma citação, dessa vez do jornalista Prudente de Morais Neto, conhecido como Pedro Dantas.

Outro apelo do senador foi para que a Câmara vote sua proposta que regulamenta a prática do lobby (PLS 203/89, no Senado), que tramita há 17 anos naquela casa e aguarda decisão do Plenário.

19/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel: "A sociedade deseja boas leis, e não muitas leis"

Marco Maciel defende consolidação do instituto da arbitragem

Marco Maciel sugere comissão mista para estudar consolidação legislativa

Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)

Reunião da Comissão de Consolidação das Leis é cancelada

Consolidação das Leis do Trabalho completa 70 anos