Marco Maciel pede a deputados que aprovem recriação da Sudene



"O Nordeste é ainda hoje a grande prioridade nacional", afirmou nesta segunda-feira (27), em Plenário, o senador Marco Maciel (PFL-PE), ao conclamar os deputados federais a aprovarem o projeto de lei (PLC 59/04) de recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O senador disse que a volta da Sudene pode alavancar o desenvolvimento da região, "o grande desafio brasileiro".

Elaborado pelo Poder Executivo, o projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto de 2004 e pelo Senado Federal no fim de 2005, na forma de um substitutivo. Na opinião de Marco Maciel, o projeto foi enriquecido pelo substitutivo elaborado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), que aumentou as atribuições da Sudene. Outra vantagem do substitutivo, na avaliação do senador, é a criação de um fórum político, um conselho, que vai avaliar permanentemente os projetos executados e propor os ajustes necessários.

Marco Maciel lembrou que o Brasil ainda convive com agudas desigualdades de renda, tendo as Regiões Sul e Sudeste renda per capta bem maior que a do Nordeste. A região, frisou o senador, apresenta números pouco significativos nos campos econômico e social. O senador observou que, embora tenha havido avanços no Nordeste nos últimos 50 anos, o país não conseguiu construir um verdadeiro projeto de desenvolvimento que reduzisse o fosso que existe entre aquela região e o Sul-Sudeste.

O senador recordou que, durante o governo Juscelino Kubitschek (janeiro de 1956 a janeiro de 1961), teve o início o debate acerca dos problemas do Nordeste. Com JK, a Sudene começou a dar seus primeiros passos após a criação do Grupo de Trabalho e Desenvolvimento do Nordeste (GTDN), "o estopim do debate" de uma política voltada para o desenvolvimento da região.

- O Nordeste começou a conhecer novos tempos através de uma ação planejada - afirmou Maciel.

O senador disse esperar que a nova Sudene seja uma instituição atualizada, que repense os erros e repita os acertos da antiga Sudene, um órgão que era, conforme afirmou, atento aos diferentes seguimentos produtivos do Nordeste. Na avaliação de Maciel, a Sudene contribuiu decisivamente para alterar a fisionomia da região que, apesar disso, continua sendo o maior pólo de pobreza do país, com limitações que impedem seu crescimento.

Em aparte, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) elogiou o pronunciamento do colega pernambucano e disse que a recriação da Sudene é fundamental para a Região Nordeste, que tem "vivido à margem do desenvolvimento do país".

27/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet pede a deputados e senadores que aprovem o Orçamento de 2002

Francisco Dornelles pede que deputados aprovem projeto que desonera exportadores

Jucá pede a deputados que aprovem projeto sobre benefícios previdenciários

Ciro Nogueira pede a deputados que aprovem projeto que cria banco de DNA de criminosos

Marco Maciel celebra os 50 anos de criação da Sudene

Lúcia Vânia pede derrubada dos vetos à recriação da Sudene e Sudam