Marco Maciel propõe criação de fundo para socorrer municípios



O senador Marco Maciel (DEM-PE) apresentou nesta terça-feira (14) projeto de lei que autoriza o governo federal a criar o Fundo de Assistência Financeira Emergencial aos Municípios. O Fundo irá garantir que as prefeituras não tenham redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2009 a 2011, os quais serão mantidos no mesmo valor do ano passado.

O dinheiro para os municípios sairá do Fundo Soberano do Brasil, criado pelo governo no ano passado para promover investimentos no Brasil e no exterior, formar poupança pública e amenizar os efeitos dos ciclos econômicos. Neste momento, conforme notícias da imprensa, o Fundo Soberano tem em caixa cerca de R$ 15 bilhões.

Por causa da crise econômico-financeira, os repasses totais do FPM caíram neste ano, até o dia 9 de abril, 9,5% em relação ao mesmo período de 2008, conforme dados da Confederação Nacional de Municípios.

Ao justificar seu projeto, o senador Marco Maciel sustenta que a queda de arrecadação "representa uma clara ameaça às finanças" das prefeituras, que têm "importantes responsabilidades" no bem-estar da população, como nos serviços de saúde e na educação.

Pondera ainda que uma parte da queda de arrecadação se deve às isenções de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que o governo federal fez para alguns setores industriais, para ativar a economia. Assim, considera justo que o governo federal compense os municípios pela queda de arrecadação.



14/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel defende criação de fundo de assistência financeira emergencial aos municípios

Senador defende criação de fundo para socorrer municípios atingidos por calamidades

Osmar Dias propõe criação de fundo com o objetivo de extinguir dívidas dos municípios

Marco Maciel defende mais autonomia para municípios

Marco Maciel propõe nomes para Livro dos Heróis da Pátria

Marco Maciel propõe que comecem já preparativos para o Bicentenário da Independência