Marco Maciel destaca lançamento de livro sobre arbitragem comercial



O senador Marco Maciel (PFL-PE) ressaltou em Plenário, nesta quarta-feira (10), o lançamento do livro "Operação Arbiter", de autoria do advogado pernambucano Petrônio Muniz, ocorrido no Salão Negro do Congresso Nacional. Editada pelo Instituto Tancredo Neves, ligado ao PFL, a publicação resgata a história da Lei nº 9.307/96, originada de projeto de lei de Maciel, que estabeleceu a prática da arbitragem comercial no país.

- A modernização institucional do país tem, na Lei de Arbitragem, um excepcional avanço, embora isso ainda não seja amplamente percebido pela sociedade - comentou.

Segundo assinalou o pefelista, a arbitragem é uma instância coadjuvante no campo da prestação jurisdicional, representando um salto na solução de conflitos de pessoas físicas e jurídicas. Adotando um processo mais simplificado que o da Justiça tradicional, permite que as partes escolham juízes privados para intermediar uma solução satisfatória, simples e rápida para casos que envolvam direitos patrimoniais.

Em relação ao recente conflito de interesses entre a Petrobras e o governo da Bolívia após a nacionalização das reservas de petróleo e gás, por exemplo, Maciel observa que uma das cláusulas desse contrato previa a hipótese de recurso a corte arbitral nos Estados Unidos em caso de seu descumprimento.



10/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel elogia livro sobre arbitragem comercial

Marco Maciel destaca realização de conferência internacional de arbitragem

Marco Maciel registra lançamento de livro de Walter Costa Porto

Marco Maciel registra palestra de ministra do STJ sobre arbitragem

Marco Maciel comemora 13 anos da Lei de Arbitragem

Marco Maciel comemora avanços da lei de arbitragem judicial