Marco Maciel sugere ações para melhorar democracia
O senador Marco Maciel (DEM-PE) lembrou a visita do professor polonês Adam Przeworski ao Brasil, em 1995, quando ele disse que há mais de dois séculos não se cria nenhuma nova instituição democrática:
- Tudo o que conhecemos de democracia, e seguimos copiando, foi concebido há duzentos anos. A melhor forma que se conhece de democracia é exercê-la através de eleições livres. Isso é muito bom, mas todavia não basta - disse o senador, citando Przeworski.
Marco Maciel lembrou, entretanto, que a era da informação trouxe a todos a oportunidade de se manterem informados sobre o desempenho dos representantes políticos, seja nas cidades, nos estados ou no Congresso Nacional.
- Instrumentalizar esses canais de informação, que são interativos, só nos ajudará a encurtar nosso caminho entre a democracia representativa que temos e a democracia participativa que queremos - afirmou.
O senador afirmou que os brasileiros têm de se unir em torno de interesses legítimos, sem renunciar às ideias nas quais acreditam. Só assim, para ele, será possível aprimorar a democracia, aperfeiçoar os partidos e fazer da representação política "a expressão de nossas aspirações por um país mais próspero, um regime mais justo e estável e uma sociedade mais solidária".
No mesmo pronunciamento, o senador apresentou requerimento de pesar pelo falecimento do engenheiro químico e empresário Edson Mororó Moura, 79 anos, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife. O dono da Baterias Moura morreu no último dia 15. O senador também se associou ao voto de pesar apresentado pelo senador Mão Santa (PMDB-PI) pelo falecimento do ex-senador Chagas Rodrigues, no último fim de semana.
09/02/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marco Maciel defende investimentos para melhorar condições dos mais pobres
Marco Maciel sugere comissão mista para estudar consolidação legislativa
Marco Maciel sugere a candidatos que discutam a política externa brasileira
Marco Maciel sugere concessão de aposentaria especial às vítimas da talidomida
Marco Maciel sugere discussão de reforma política logo após as eleições
Marco Maciel lamenta a morte do pesquisador Paulo Maciel