Marco Maciel sugere concessão de aposentaria especial às vítimas da talidomida
Em pronunciamento nesta quarta-feira (3), o senador Marco Maciel (DEM-PE) solicitou inclusão na ordem do dia de dois projetos de sua autoria que estabelecem critérios e requisitos diferenciados à concessão de aposentadorias aos servidores públicos (PLS 8/06) e aos beneficiários do regime geral da Previdência Social portadores de síndrome da talidomida (PLS 19/06).
Marco Maciel lembrou que a talidomida, substância presente em pílulas contra o enjoo matinal, utilizadas por grávidas entre os anos de 1950 e 1960, provocou deformações e ausência de membros em aproximadamente dez mil bebês em todo o mundo. O senador ressaltou ainda decisão recente por meio da qual o governo da Grã-Bretanha pediu desculpas às vítimas da talidomida, cinquenta anos após o escândalo provocado pelo uso da substância.
Marco Maciel considera que a votação dos dois projetos fará com que o governo possa dar um tratamento às vítimas da talidomida no Brasil. Em sua avaliação, o país deve associar-se à iniciativa do governo inglês, criando condições para o reconhecimento daqueles que foram prejudicados pelo medicamento, para que possam ter na velhice um mínimo de amparo do Estado.
03/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado acréscimo para pensão especial destinada a vítimas da talidomida
Marco Maciel sugere ações para melhorar democracia
Marco Maciel sugere a candidatos que discutam a política externa brasileira
Marco Maciel sugere comissão mista para estudar consolidação legislativa
Marco Maciel sugere discussão de reforma política logo após as eleições
Marco Maciel quer sessão especial para homenagear Machado de Assis