Marcos Guerra espera solução do governo para Porto de Vitória
O senador Marcos Guerra (PSDB-ES) disse nesta segunda-feira (17) que o Espírito Santo aguarda a visita do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, prevista para este mês de maio, quando ele deverá conhecer o sistema portuário e o contorno da 2ª ponte de Colatina. "Também está prevista a presença do presidente da República, que deverá anunciar um pacote de investimentos federais, relativos aos 12 itens de reivindicações do povo capixaba no setor de transportes", afirmou.
- Em meu segundo pronunciamento neste plenário, referi-me aos problemas concernentes ao Porto de Vitória, destacados pela jornalista Miriam Leitão do programa Bom Dia Brasil, no dia 28 do mês passado. Aquele terminal portuário foi o que mais cresceu em nosso país na movimentação de contêineres. Apesar disso, para atendermos à demanda, precisamos utilizar estruturas de outros portos em estados vizinhos, devido a problemas em nossas instalações - explicou.
Guerra acrescentou que o grande problema a ser resolvido no Porto de Vitória é uma rocha com 110 m³ que se encontra localizada a pouco mais de 10 metros de profundidade, na área de manobra dos navios. O senador explicou que somente após a retirada dessa pedra será possível dragar o canal do porto. A falta dessa obra, continuou, foi responsável por um prejuízo, para os exportadores de rochas ornamentais, de cerca de US$ 28 milhões no primeiro trimestre deste ano.
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que o Paraná exportou 71% menos do que no mesmo período do ano passado, "devido à incompetência instalada no Porto de Paranaguá". Ele disse também que o governo federal tem que intervir no porto, que já gerou um prejuízo de R$ 1 bilhão aos exportadores de soja com a multa de R$ 2 por saca pelo atraso no embarque. Alvaro Dias informou ainda que as montadoras instaladas no Paraná já anunciaram que estão procurando outros portos para exportar seus automóveis.
O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) mencionou que essa é a situação em todos os portos brasileiros. "É pública e notória a incapacidade deste governo em desenvolver infra-estrutura. Não se investe nem 20% do que se investiu há duas décadas. O presidente da República errou ao nomear o primeiro ministro dos Transportes. Não dá para errar nisso", afirmou.
17/05/2004
Agência Senado
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