Marcos Guerra pede apoio para acelerar processo administrativo



Ao detalhar pesquisa realizada pelo Banco Mundial em 133 países, que detectou que a legislação e a burocracia brasileira asfixiam a atividade empresarial no Brasil e criam obstáculos à criação de empregos e incentivam a sonegação e a corrupção, o senador Marcos Guerra (PSDB-ES) pediu apoio à proposição de sua autoria que torna mais célere o processo administrativo no âmbito da administração pública federal.
Segundo Marcos Guerra, seu projeto, o PLS 182/2004, procura dar maior estímulo aos novos empreendedores e tornar mais ágeis as ações daqueles que realmente geram empregos no Brasil. O projeto do senador pelo Espírito Santo estipula mecanismos para impedir que a burocracia emperre a tramitação dos processos no âmbito da administração pública federal.

 - O descumprimento dos prazos gera o acúmulo de processos nas repartições públicas e, conseqüentemente, a desmoralização da administração pública, com a corrupção de seus servidores, o que reforça no imaginário social a cultura do jeitinho e a liderança daqueles que conseguem desengavetar processos, com a convencia, muitas vezes, de funcionários corrompidos ou mal intencionados, que criam dificuldades para vender facilidades – afirmou Marcos Guerra.

Citando o documento publicado pelo Banco Mundial, intitulado “Fazendo Negócios 2004”, o senador registrou que a atividade empreendedora no Brasil atingiu a fase do envenenamento. A lentidão da Justiça, leis trabalhistas ultrapassadas, o excesso de burocracia e a falta de estímulos para a abertura e até o fechamento de empresas complicam a situação de quem pensa em investir em um negócio.

Marcos Guerra comparou que considerando-se a qualidade das leis trabalhistas, o Brasil ficou em penúltimo lugar entre os 133 países pesquisados. Já a Justiça brasileira foi considerada a trigésima mais lenta do mundo. O tempo em tribunais para receber uma dívida não paga chega a 380 dias, em média. A análise da burocracia feita pelo Banco Mundial constatou a ocorrência de vários países empatados, distribuídos em 78 posições. O Brasil ficou em 73º.



05/07/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Analista e técnico em processo legislativo e apoio administrativo são os cargos mais procurados no concurso do Senado

Marcos Guerra pede a senadores que derrubem veto presidencial

Marcos Guerra pede aprovação de PEC que permite alienação de terrenos de marinha

Peças de processo penal poderão compor processo administrativo contra servidor

Roberto Cavalcanti pede apoio ao governo brasileiro nas negociações em busca de uma saída para a guerra cambial

Anac abre processo administrativo para apurar acidente com helicóptero na BA