Maria do Carmo analisa assistência à saúde a portadores de câncer



A atenção dispensada pelo serviço público de saúde aos portadores de câncer foi analisada em Plenário pela senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE). Depois de discorrer sobre a atuação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), destacando, por sinal, sua eficiência na coordenação do Sistema Nacional de Transplantes, tratou de comentar o programa Pró-Mulher, iniciativa desenvolvida pelo governo de Sergipe e voltada, prioritariamente, para o diagnóstico e a prevenção do câncer de mama e do colo de útero.

Apesar de assinalar a história de "seriedade e competência técnica"do Inca, a senadora pefelista lamentou o envolvimento da instituição em recentes "escândalos". Não bastassem as denúncias, veiculadas pela imprensa, de ingerência administrativa na direção geral do instituto, o mesmo se encontraria às voltas, agora, com a tentativa de tráfico de influência. Na sua opinião, episódios do gênero são resultado "da falta de respeito e responsabilidade com que o Ministério da Saúde vem tratando o Inca".

A morte de 3953 brasileiras por câncer de colo do útero no ano 2000, segundo dados do Ministério da Saúde, também levou Maria do Carmo a cobrar um maior investimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no diagnóstico precoce desse e de outros tipos de câncer. "Mesmo sendo uma das maiores conquistas do nosso povo, o SUS ainda não está completamente implantado e a população continua a ter dificuldades para conseguir vários atendimentos", afirmou.

Não obstante essas dificuldades, o governo de Sergipe tem procurado priorizar, conforme assinalou, as ações de prevenção e combate não só ao câncer de colo de útero e mama, mas também de próstata. Segundo a parlamentar, os resultados obtidos pela iniciativa em vários municípios têm sido "excelentes". É por meio de ações como essa, frisou Maria do Carmo, que o poder público tem procurado atender ao comando constitucional de descentralizar, regionalizar e inovar no modelo assistencial na área de saúde.



28/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maria do Carmo defende exames preventivos contra o câncer

Maria do Carmo pede sanção de Dia da Saúde Bucal

Secretaria de Saúde dá assistência e orientação aos portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis

Maria do Carmo registra lançamento de livro sobre programa Saúde da Família em Sergipe

Plenário analisa proposta que amplia assistência à saúde prestada pelo SUS

Maria do Carmo homenageia Aracaju