Maria do Carmo: pais e educadores devem controlar uso da Internet por jovens



Os pais e professores precisam ter uma formação básica em computação que os autorize a decidir sobre a conveniência do uso do computador pelos jovens para a utilização de jogos ou para navegar pela Internet, defendeu a senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE). A senadora propõe que pais e professores possam restringir a liberdade de acesso à Internet pelos jovens, quando isso não se configurar adequado.

De acordo com Maria do Carmo, essa formação deve ser abrangente quanto ao potencial dos computadores "para o bem e para o mal, sem rodeios quanto às possibilidades de seu uso inadequado". Para a senadora, deve-se fazer dos computadores parceiros positivos na formação das novas gerações.

Na opinião da parlamentar, os computadores são potentes ferramentas de trabalho, estudo, lazer e conhecimento, mas encerram perigo potencial no uso da Internet, uma vez que a liberdade de acesso a informações impróprias é inesgotável.

- Temas adultos e, pior ainda, sites de pornografia e violência estão presentes e não devem ser franqueados às crianças e adolescentes, sob pena de estarmos incitando-os a procedimentos criminosos e deturpadores de sua formação.



05/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maria do Carmo: as reformas são necessárias, mas estados devem ser respeitados

MARIA DO CARMO PEDE APOIO A PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE JOVENS DROGADOS

Incentivos fiscais devem ser regulados por normas e contratos, propõe Maria do Carmo

MARIA DO CARMO PEDE APOIO PARA PROJETOS QUE VISAM A RECUPERAÇÃO DE JOVENS VICIADOS

Maria do Carmo aplaude iniciativa do governo de combate à mortalidade materna no país

DESIGUALDADE REGIONAL É PROBLEMA MAIS GRAVE DO PAÍS, AFIRMA MARIA DO CARMO