MARINA CRITICA PLANO DE REDUZIR AJUDA AOS IDOSOS E DEFICIENTES
A senadora Marina Silva (PT-AC) criticou hoje (dia 11) a intenção do governo de reduzir o programa de assistência social a idosos e deficientes físicos carentes. Conforme explicou, o programa, que atende atualmente 550 mil pessoas com o pagamento de benefício mensal equivalente a um salário mínimo, poderá ter sua abrangência diminuída por meio de medida provisória.
Marina Silva referia-se a notícias veiculadas pela imprensa de queo governo pretende atender apenasa deficientes com mais de 21 anos e idosos com mais de 70. A medida resultaria da constatação pelo governo de que o número de candidatos ao benefício teria ultrapassado, em muito, a estimativa inicial do ministério da Previdência e Assistência Social.
Na opinião da senadora, se o governo tomar tal iniciativa estará demonstrando falta de sensibilidade e disposição para desenvolver uma política social efetiva e abrangente.
Marina Silva abordou, ainda, a questão da violência contra a mulher no Acre. Ela lamentou que em cinco anos, segundo levantamento feito pelo Tribunal de Justiça, cerca de 80 mulheres tenham sido assassinadas no estado. E pediu maior empenho de todas as entidades e instituições que se preocupam com o problema da violência contra mulher, "violência física e também a violência psicológica e emocional", no sentido de que atuem na região para conter a escalada desse tipo de crime.
Em apartes, os senadores Romero Jucá (PFL-RR) e Emília Fernandes (PTB-RS) solidarizaram-se com Marina Silva e manifestaram preocupação com a possibilidade de uma redução na assistência social atualmente prestada pelo poder público aos idosos e deficientes físicos carentes do país. Jucá disse que o ministro Reinhold Stephanes, da Previdência, deverá participar de um debate na Comissão de Assuntos Sociais a respeito dos programas da sua pasta e prometeu que, na oportunidade, levantará também essa questão.11/07/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS examina projeto que beneficia idosos e deficientes
DIREITOS DE DEFICIENTES, IDOSOS E FAMÍLIA VÃO A PLENÁRIO
Pauta da CDH tem projetos que beneficiam idosos e deficientes
CAS analisa benefícios para idosos e deficientes
Idosos, crianças e deficientes podem ter preferência em atendimento do SUS
Aprovado benefício para idosos e deficientes carentes