Marina Silva: é alarmante o aumento de incêndios na Amazônia
Só os estados de Mato Grosso e Pará registram neste mês praticamente a metade de todos os incêndios da Amazônia. A exceção, conforme Marina Silva, vem dos estados do Acre e do Amapá, cujos governos vêm adotando políticas de preservação de suas matas e de conscientização dos agricultores para que evitem as queimadas. No Acre, ocorreram neste mês apenas 136 incêndios, conforme o INPE. Na noite passada, os satélites constataram 1.458 pontos de fogo em toda a Amazônia, sendo apenas sete no Acre.
- Esta é a única boa notícia na repetição deste ritual macabro de todo ano contra o nosso meio ambiente. Conforme o Inpe, o Brasil promove em média mais de 300 mil queimadas por ano. Os incêndios na Amazônia têm mantido o Brasil entre os maiores poluidores da atmosfera do nosso planeta - comentou.
A senadora Marina Silva informou que estudos científicos recentes acrescentaram mais um efeito nocivo ao rol de danos provocados pelas queimadas, além dos problemas já conhecidos de destruição de ecossistemas, resultados nocivos para a saúde humana e empobrecimento dos solos. Trata-se da elevação da concentração de ozônio em regiões localizadas a centenas de quilômetros de distância do fogo, gás que danifica a floresta não queimada. Assim, um incêndio destrói a floresta não apenas onde há o fogo, mas também nas áreas que teoricamente estariam protegidas.
21/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marina Silva comenta notícias sobre aumento do desmatamento na Amazônia
Subcomissão da Amazônia analisa convite a Marina Silva para debater desmatamento da Amazônia
Subcomissão da Amazônia faz reunião com Marina Silva
Marina Silva protesta contra assassinato de sindicalista na Amazônia
Marina Silva alerta para crescimento do desmatamento na Amazônia
Marina Silva propõe fiscalizar regularização fundiária da Amazônia