Marina Silva elogia lançamento do Portal Globo Amazônia na Internet



Última a discursar no Plenário nesta quarta-feira (17), a senadora Marina Silva (PT-AC) elogiou o lançamento no último dia 7, pela Rede Globo, do Portal Amazônia na Internet (www.globoamazonia.com). Na opinião da senadora, o portal servirá como instrumento auxiliar de controle e participação social da região, pois monitora o desmatamento na Floresta Amazônica, por meio de dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Marina Silva elogiou também outro lançamento da emissora, o Mapa Interativo Amazônia. De acordo com ela, esse mapa exibe os últimos dados do Inpe sobre queimadas e desmatamentos na região, com base no Sistema Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real) e no Sistema Queimadas, que fornece dados sobre focos de incêndio em todo o país.

- O Mapa Interativo Amazônia é instalado no Orkut e permite que o usuário registre o seu protesto contra cada queimada ou foco de desmatamento que foi identificado. Ao protestar, o usuário está mostrando ao mundo sua insatisfação com a destruição da floresta. Apesar de seu protesto não ser um registro formal, ele é uma forma de pressionar para que medidas sejam tomadas contra a devastação da Amazônia - disse.

Depois de dez dias de funcionamento, informou a senadora, foram registrados mais de 11 milhões de protestos de internautas.

Fundo Verde

Marina Silva aproveitou para defender projeto de sua autoria (PLS 53/00) que estabelece o "FPE Verde", já aprovado pelo Senado. De acordo com a senadora, o projeto cria uma reserva do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para compor um fundo cujos recursos seriam destinados proporcionalmente às unidades de conservação federal e às terras indígenas, como forma de compensar aqueles estados que têm grandes áreas preservadas, como Roraima, Amapá, Acre e Amazonas.

A senadora pediu para o presidente da Câmara colocar o projeto em votação, pois os recursos poderão financiar programas de desenvolvimento sustentável, de manejo florestal, serviços ambientais e recuperação de nascentes, por exemplo.



17/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão da Amazônia analisa convite a Marina Silva para debater desmatamento da Amazônia

Subcomissão da Amazônia faz reunião com Marina Silva

Marina Silva: é alarmante o aumento de incêndios na Amazônia

Marina Silva protesta contra assassinato de sindicalista na Amazônia

Marina Silva alerta para crescimento do desmatamento na Amazônia

Marina Silva propõe fiscalizar regularização fundiária da Amazônia