Marina Silva propõe a "refundação" do Senado



Ante a onda de denúncias relacionadas ao Senado, a senadora Marina Silva (PT-AC) propôs, nesta sexta-feira (26), uma espécie de "instituinte" para sua administração, que signifique sua refundação, a partir da própria Casa, ouvindo senadores e funcionários, bem como especialistas de política e de gestão pública, sem prejuízo das investigações do próprio órgão, do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público.

- A crise nunca foi tão oportuna. Todos aqui vivem uma situação de muita insegurança [jurídica]. Para cada regra [interna] que diz "sim", há outra que diz "não". Precisamos passar por uma "instituinte". As instituições também adoecem. Precisamos aproveitar o momento para refundar o Senado, tornando-o uma instituição à altura da democracia brasileira - disse Marina Silva, que declarou ainda que há, no Senado, "perda de referência e de autoestima: as pessoas se sentem aviltadas no ambiente de trabalho".

A senadora advertiu para o perigo de jogar fora a capacidade de fazer política junto com as denúncias de escândalos. Ela propôs aproveitar o recesso de julho para promover um grande debate sobre as irregularidades encontradas no Senado, com especialistas de dentro e de fora da instituição.

- Não podemos ser maniqueístas, não existe um grupo que representa o grande mal e outro o grande bem. A boa solução é aquela que é viável, que preserve aqueles que, no cargo público, observam a ética e o direito público. Nem todos são bandidos, mas todos vivem em perigo, pois as regras são muitas e ambigüidade virou a regra no Senado - destacou.

Para Marina, a crise já é institucional e, embora tenham sido apresentadas pela Presidência do Senado e pelos parlamentares muitas propostas - entre elas a demissão imediata da diretoria geral, uma reforma administrativa, o afastamento temporário do presidente Sarney, a decisão dos administrativos pelo Plenário e outros - não se pode dizer que a solução esteja a caminho. Por isso, ela propõe um amplo debate para restaurar o Senado, em moldes democráticos.



26/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marina Silva propõe uma "instituinte" no Senado

Marina Silva propõe criação do Orçamento Social

Marina Silva propõe fiscalizar regularização fundiária da Amazônia

Marina Silva propõe critério de responsabilidade social na administração pública

Marina Silva propõe plano nacional de prevenção e enfrentamento de desastres ambientais

Marina Silva propõe criação de subcomissão na CDH para acompanhar regularização fundiária na Amazônia