Marina Silva propõe uma "instituinte" no Senado



A senadora Marina Silva (PT-AC) propõe neste momento em Plenário uma ampla reforma administrativa no Senado, que ela chamou de "instituinte", para sanar a onda de denúncias e escândalos que atinge o Senado. Para a senadora, que disse querer fugir de uma "visão maniqueísta", as medidas administrativas anunciadas pela Presidência do Senado, assim como as propostas de vários parlamentares pare responder às denúncias, precisam necessariamente resultar em um ambiente de probidade administrativa, com punição aos culpados de irregularidades.

- A crise nunca foi tão oportuna. Todos aqui vivem uma situação de muita insegurança [jurídica]. Para cada regra [interna] que diz "sim", há outra que diz "não". Precisamos passar por uma "instituinte". As instituições também adoecem. Precisamos aproveitar o momento para refundar o Senado, tornando-o uma instituição à altura da democracia brasileira - disse Marina Silva, que declarou ainda que há, no Senado, "perda de referência e de autoestima: as pessoas se sentem aviltadas no ambiente de trabalho".

Marina propôs ainda que se busque o apoio de especialistas em gestão pública, tanto dentro do Senado quanto fora dele, assim como a participação da sociedade para aproveitar a oportunidade proporcionada pela crise.

Mais informações a seguir



26/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marina Silva propõe a "refundação" do Senado

Marina Silva propõe criação do Orçamento Social

Marina Silva propõe fiscalizar regularização fundiária da Amazônia

Marina Silva propõe critério de responsabilidade social na administração pública

Marina Silva propõe plano nacional de prevenção e enfrentamento de desastres ambientais

Marina Silva propõe criação de subcomissão na CDH para acompanhar regularização fundiária na Amazônia