Mário Couto critica decisão de Câmara de proibir aposentados de assistirem sessão



Cerca de 100 aposentados e pensionistas foram impedidos de ter acesso às galerias da Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira (17). Somente após o senador Mário Couto (PSDB-PA) pedir a intervenção do senador Mão Santa (PSC-PI), que presidia a sessão do Senado naquele instante, o acesso foi liberado. Mário Couto classificou a decisão da Câmara de ditatorial.

- Desde a minha infância eu ouvi falar que o Parlamento era a Casa do povo e que por isso tinha as galerias para a população ver o que acontece aqui dentro. Como, então, impedir os velhinhos de entrar para observar a apreciação dos projetos que estão sendo discutidos? Foi preciso o senador Mão Santa telefonar para o presidente da Câmara e pedir, por favor, a liberação. Que país é esse? - indagou Mário Couto.

O senador confessou que está se sentindo enganado. Ele disse que o governo federal está trabalhando escondido para que as matérias que beneficiam os aposentados não sejam votadas este ano. As matérias são o PL 01/2007, que reajusta os benefícios previdenciários com o mesmo índice de reajuste do salário mínimo, e o PL 3299/08, do Senado, que acaba com o fator previdenciário .

Na avaliação de Mário Couto, em virtude de 2010 ser um ano de eleições para presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais, se as duas matérias não forem votadas até dezembro, não o serão no próximo ano.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) advertiu que essa estratégia poderá significar um suicídio político para quem adotá-la. Ele acredita que os movimentos sociais pressionarão a Câmara se não houver deliberação sobre essas matérias. Mário Couto não concordou.

- O governo põe uma máscara para negociar. Joga a pedra e diz que não jogou. O governo é sonso. Não tem coragem de encarar. O governo pegou o pobre coitado de um deputado da Bahia e disse que se ele não obedecesse, perderia seus cargos. Baiano é gente séria, honrada e digna. Mas aquele deputado baiano, que não é igual aos outros baianos, se acovardou - declarou Mário Couto.

Se o fim do fator previdenciário e o reajuste dos aposentados não forem aprovados, Mário Couto proporá aos aposentados e pensionistas que deem o troco. Ele lembrou que no próximo ano haverá eleição, e que o deputado João Carlos Bacelar (PR-BA) e o ministro da Previdência, José Pimentel, deverão ser candidatos. Aos aposentados e pensionistas ele sugeriu que se vinguem negando seu voto.



17/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto comemora decisão da Câmara de votar projetos que beneficiam aposentados

Mário Couto critica proposta do governo aos aposentados

Mário Couto critica tratamento do governo a aposentados e pensionistas

Mário Couto critica Lula e faz apelo em favor dos aposentados

Mário Couto cobra a votação, pela Câmara, de projetos que beneficiam aposentados

Mário Couto quer paralisar votações até que a Câmara aprecie projetos que beneficiam aposentados