Mário Couto pede compromisso com a causa dos aposentados



Às vésperas da quarta reunião de negociações com o ministro da Previdência Social, José Pimentel, sobre os projetos que reajustam as aposentadorias, o senador Mário Couto (PSDB-PA), fez, nesta segunda-feira (17) um discurso convocando seus colegas a se comprometerem com a causa dos aposentados.

- Amanhã [terça-feira], sairemos da reunião com uma decisão. Espero que a sensibilidade desse governo seja justa, que aqueles seres humanos que sofrem hoje possam amanhã respirar - disse o senador.

Mário Couto, no entanto, mostrou-se apreensivo com declarações de colegas contrários ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 58/03, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que atualiza os benefícios do INSS pelo valor em salários mínimos em que foram concedidos. A matéria foi aprovada no dia 12 pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado e seguiu para a Câmara dos Deputados.

- Eu estava muito iludido. Quando eu vejo senadores darem entrevista à imprensa dizendo que não tem orçamento, que não tem verba, parece que esse problema começou ontem. Só este governo já tem seis anos no poder e nada de solução para os aposentados - protestou o senador.

Mário Couto se disse decepcionado com o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, que declarou não ser o momento oportuno para o reajuste das aposentadorias.

- Nós não estamos pensando em aumento. Nós queremos o direito dos aposentados, direito adquirido ao longo do tempo - ponderou o parlamentar pelo PSDB.

Ele prometeu que vai participar das negociações pela última vez, nesta terça. Se não encontrar acolhida do governo para as reivindicações dos aposentados, iniciará o que vem chamando de "primeira vigília", juntamente com outros senadores que se comprometeram com essa forma de protesto. Dessa vigília, consta pedido de verificação de quórum e discursos da tribuna do Senado até as 8h do dia seguinte.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse manter seu compromisso com os aposentados. O senador Valter Pereira (PMDB-MS) disse que o que foi aprovado pela CAS "expressou a vontade da esmagadora maioria dos senadores" e que não via nenhum sinal de arrependimento.

Mário Couto disse estar de posse da lista dos grandes devedores da Previdência Social. Segundo ele são "empresas milionárias que devem bilhões para a Previdência".



17/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto pede esforço em prol dos direitos dos aposentados

Em homenagem ao trabalhador, Mário Couto pede pelos aposentados

Mário Couto pede vigília de aposentados para cobrar promessas do governo

Mário Couto pede à Câmara dos Deputados votação de projeto que beneficia aposentados e pensionistas

Mário Couto defende aposentados

Mário Couto comemora aumento aos aposentados