Mário Couto promete ir a Santarém protestar por hospital fechado
O senador Mário Couto (PSDB-PA) anunciou que irá viajar para a cidade de Santarém (PA), na primeira quinzena de maio, "com as bandeiras do Brasil e do Pará nas mãos" para protestar contra o governo estadual por manter fechado - "apesar de pronto" - o hospital regional. Na sua avaliação, o atual governo não põe o hospital para funcionar "por rancor político, pois ele foi construído pelo governo anterior".
- Governadora Ana Júlia, abra o Hospital de Santarém. Ele está fechado há 16 meses. A população dos 20 municípios da região não merece isso. O Brasil não aceita esse tipo de politicagem - apelou.
O parlamentar informou que o hospital custou R$ 95 milhões aos cofres públicos e foi idealizado para ser o grande hospital da região, assim com os hospitais de Marabá, de Redenção e de Altamira. Ao mesmo tempo, o governo passado construiu um grande hospital em Belém, que completaria o atendimento aos paraenses.
Os hospitais regionais, conforme Mário Couto, são fundamentais para a população do Pará, pois as maiores cidades do estado ficam a grandes distâncias de Belém. Marabá, por exemplo, fica a cerca de 700 quilômetros da capital. A população pobre, continuou, não tem condições financeiras de viajar a essa distância para um tratamento médico.
O senador informou que os equipamentos para o hospital de Santarém "estão encaixotados", inclusive 14 máquinas completas para hemodiálise e outras para cirurgias de alta complexidade. Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse esperar que a governadora do Pará "ouça a conclamação" de Mário Couto.
23/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mário Couto volta a denunciar descaso com hospital em Santarém
Mário Couto volta a protestar contra insegurança no Pará
Mário Couto promete desmascarar falsos defensores do trabalhador
Mário Couto diz que Dilma não fala sério quando promete corte nos gastos públicos
Mário Couto promete subir a rampa do Planalto se veto a reajuste de aposentados não for aprovado neste mês
Mário Couto protesta contra demora na entrega de hospital no Pará