Mário Couto promete subir a rampa do Planalto se veto a reajuste de aposentados não for aprovado neste mês



Uma multidão de parlamentares e aposentados subindo a rampa do Palácio do Planalto para cobrar respeito ao presidente da República. Foi o que previu nesta terça-feira (9) o senador Mário Couto (PSDB-PA), caso o veto ao reajuste de aposentados e pensionistas não seja apreciado pelo Congresso Nacional ainda este mês. Mário Couto afirmou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva está "empurrando com a barriga" a questão ao querer realizar a votação de vetos presidenciais apenas em julho.

- Faça, Lula, agora! Faça agora, que o país tomou o seu rumo novamente, que não tem mais crise! Vamos caminhar em direção à rampa do Planalto e ficar esperando o presidente entrar, todos os aposentados deste país, todos. É a única saída que temos hoje se até o dia 30 deste mês não forem votados os projetos - disse Mário Couto, pedindo a Lula que autorize a base governista a derrubar o veto que impediu a extensão do reajuste de 16,67% concedido ao salário mínimo em 2006, a todas as aposentadorias e pensões.

O senador também se referia ao "famigerado fator previdenciário", que pode ser extinto caso aconteça a aprovação do projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) sobre o tema (PLS 296/03, em tramitação na Câmara como PL 3.299/08).

- Clemência presidente Lula! Respeite os aposentados do nosso querido país! Nós não podemos deixar para julho não, presidente. Nós não temos que deixar para dia 8 de julho não, presidente. Eu vou falar com o presidente [do Senado, José] Sarney. Não adianta empurrar para julho. O veto tem que ser votado neste mês. E os outros projetos também. Isso é uma enganação à luz do dia - concluiu Mário Couto.



09/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto afirma que aposentados têm direito ao reajuste de 7,71%

Mário Couto volta a defender reajuste para os aposentados

Mário Couto protesta contra veto de Dilma a ganhos reais para aposentados

Mário Couto acredita que veto ao reajuste das aposentadorias pode ser derrubado se votado isoladamente

Para Mário Couto, voto secreto impedirá derrubada do veto ao reajuste das aposentadorias

Aposentados e pensionistas protestam contra possível veto do Planalto a aumento de seus benefícios