Mário Couto sobre a CSS: "Sou pequenininho, mas vão ter de me enfrentar"
O senador Mário Couto (PSDB-PA) disse, nesta segunda-feira (9), temer que o projeto de lei complementar (PLP 306/08) que cria a Contribuição Social para a Saúde (CSS) seja aprovado pela Câmara dos Deputados. Na opinião do parlamentar paraense, isso significaria mais uma sobrecarga para o contribuinte brasileiro.
Ele observou que a carga tributária está em 38% do Produto Interno Bruto (PIB), mas o Estado não garante serviços básicos de qualidade, como na área de segurança pública e na de saúde. De janeiro a junho deste ano, o governo federal teria arrecadado quase meio trilhão de reais, três vezes mais do que no ano passado, de acordo com o senador. Os dados da Receita Federal indicam uma arrecadação de cerca de R$ 220 bilhões entre janeiro e abril.
Mário Couto disse acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "está pegando a corda" do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que "não fez nada até agora". O senador criticou, por outro lado, o que disse considerar uma atitude submissa da Câmara frente ao Poder Executivo, e prometeu resistir, no Senado, às investidas do governo.
- Não sou ninguém, sou pequenininho, mas vou virar uma fera, vão ter que me enfrentar, cara a cara aqui neste Senado. Não sei o que farei, mas de uma coisa podem ter certeza: vou chegar aos meus limites para que o governo possa respeitar a Nação brasileira - avisou Mário Couto. O parlamentar manifestou repúdio a um eventual esquema de distribuição de cargos e verbas com o intuito de obter a aprovação de projetos de interesse do governo.
O senador pediu ainda que sejam respeitados os direitos dos aposentados e falou especialmente dos aposentados da Varig, que estariam sendo "humilhados". Mário Couto propôs, inclusive, a formação de uma frente parlamentar em defesa dos aposentados.
09/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Decisão sobre Donadon foi 'desastre político', diz Mário Couto
Mário Couto pede explicação sobre patrimônio de senador
Mário Couto pede investigação sobre futebol no Pará
Mário Couto crítica corrupção e diz que governo mente sobre inflação
Mário Couto cobra de ministério informações sobre repasse de Fundeb
Mário Couto elogia TV Record por programa sobre a Ilha de Marajó