Marisa Serrano critica interferência do Executivo no Legislativo



A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), em discurso nesta segunda-feira (6), fez duras críticas ao que classificou de "interferência" do Poder Executivo no Legislativo, poderes que deveriam ser interdependentes.

- O momento é de reflexão e pesar. Os senadores não precisam de tutores para resolver os problemas internos da Casa - declarou

Na avaliação da senadora, os últimos acontecimentos envolvendo a bancada do PT estão constrangendo a sociedade, pois demonstram claramente que "o Presidente da República e a chefe da Casa Civil estão querendo impor suas vontades para desqualificar as irregularidades que vêm ocorrendo no Senado". Ela se referia ao fato de alguns parlamentares do PT defenderem o afastamento do senador José Sarney da Presidência do Senado, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a imprensa, teria pressionado a bancada pela mudança de postura.

Marisa Serrano disse acreditar que está em curso uma "usurpação do poder", com o Executivo "arvorando-se de dono do Legislativo", colocando os senadores como "figuras subalternas do desejo monocrático do presidente da República".

A senadora rechaçou a declaração do presidente Lula de que os partidos de oposição querem "ganhar no tapetão" ao sugerir que Sarney se licencie da Presidência do Senado, e disse que a intenção da oposição é o restabelecimento da ordem na Casa e a recuperação da confiança da sociedade na classe política. Para ela, a crise é do Senado, mas também é de Sarney.

Marisa Serrano disse ainda que Lula "quer esfacelar o Senado para viabilizar o seu projeto eleitoral de 2010", e que a investida contra a Constituição e o descaso que demonstra com os conceitos de interdependência dos poderes não projetam o país para o futuro, e sim "reforçam os vínculos com o passado".

Em sua avaliação, a crise do Senado é ética e administrativa, mas à medida que é transformada, para efeitos midiáticos, numa disputa política, "fica claro que a intenção é fazer com que tudo fique como está e se abandone a perspectiva de promover uma profunda reforma na Casa".



06/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano salienta papel da oposição na aprovação de projetos do Executivo

Cristovam critica o que considera interferência do Executivo no Congresso

Marisa Serrano critica presença de frota russa no Caribe

Marisa Serrano critica fixação de salário mínimo por decreto

Marisa Serrano critica Lula por não ter defendido os direitos humanos em Cuba

Marisa Serrano critica 'falta de habilidade' do governo na organização do Enem 2010