Marisa Serrano critica presença de frota russa no Caribe



A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) criticou nesta segunda-feira (15), durante sessão do Parlamento do Mercosul, a realização, em novembro, de uma manobra conjunta de navios da Rússia e da Venezuela em águas do Caribe. Ela recordou a preocupação de diversos parlamentares do continente com o anúncio da recriação, neste ano, da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos. E disse estranhar o silêncio em relação à presença na região de modernos navios russos, equipados com ogivas nucleares.

Na opinião da senadora, a decisão do governo da Rússia de enviar seus navios ao Caribe pode estar relacionada à posição assumida pelos Estados Unidos durante o recente conflito entre a Rússia e a Geórgia. Nesse conflito, Washington reagiu à postura da Rússia, a qual considerou típica do antigo armamentismo soviético.

- Se não queremos os americanos, não queremos os russos também. Não desejamos uma nova guerra fria, nem ser palco para uma disputa entre nações em busca do poder. Esta guerra não é nossa - afirmou Marisa, durante a etapa de debate sobe tema livre na sessão.

Em resposta, o parlamentar venezuelano Roy Daza lembrou que a Venezuela já promoveu manobras militares com diversos países, além da Rússia, e que o governo venezuelano não tinha a intenção de estimular "nenhuma guerra fria".

Por sua vez, o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) observou que não se poderia comparar a recriação da Quarta Frota com a presença de navios russos em águas do Caribe. Ele observou que a decisão norte-americana foi unilateral, enquanto os russos viriam à região a convite do governo da Venezuela.

Bolívia

Ainda durante a primeira etapa da sessão do Parlamento do Mercosul, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) fez um apelo à aprovação de uma "forte declaração" de apoio à democracia boliviana. Em sua opinião, a consolidação da democracia na Bolívia vem sendo "sistematicamente contestada" por setores de oposição dentro e fora do país.

- Precisamos apoiar a consolidação da democracia popular na Bolívia, onde todos possam participar, mas onde a grande maioria possa ser beneficiada pela riqueza do país - disse Arruda.



15/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano critica interferência do Executivo no Legislativo

Marisa Serrano critica fixação de salário mínimo por decreto

Marisa Serrano critica Lula por não ter defendido os direitos humanos em Cuba

Marisa Serrano critica 'falta de habilidade' do governo na organização do Enem 2010

Marisa Serrano critica mudanças no Enem e propõe debate amplo no Senado

Embaixadores defendem maior presença brasileira no Caribe